AFOGAMENTO

Homem que pescava em clube de Catalão decide nadar e morre afogado

Corpo foi encontrado cerca de 30 metros das margens a uma profundidade de 3,5 metros

Homem morre após se afogar na represa Clube do Povo em Catalão (Foto: Corpo de Bombeiros)

Um homem que pescava com amigos na represa do Clube do Povo, em Catalão, no último domingo (30) decidiu nadar no local e morreu afogado. O corpo foi encontrado cerca de 1h30 após o seu desaparecimento a 3,5 metros de profundidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem costumava pescar na represa aos finais de semana na companhia de familiares e amigos. Foram os amigos que acionaram os socorristas, depois de notar que a vítima havia sumido.

O corpo foi localizado a aproximadamente 30 metros das margens da represa.

Após a perícia da Polícia Técnico-Cientifica, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

Bombeiros alertam sobre os riscos de morrer afogado

O Corpo de Bombeiros afirma que a represa não é apropriada para banhos devido à profundidade do local. A orientação para evitar afogamentos é, se caso for nadar, sempre estar acompanhado por outra pessoa (para prestar auxílio no caso de eventual afogamento).

Caso presencie um afogamento, o ideal é atirar um objeto flutuante na direção da pessoa, como a tampa de uma caixa de isopor ou uma garrafa pet de 2 litros vazia, para que ela possa boiar e ir para uma região mais tranquila do rio.

O instinto de uma pessoa em situação de afogamento é se agarrar em algo para tentar se salvar. Por esse motivo, não é recomendável que terceiros sem preparo ou treinamento tentem realizar o resgate, pois essa pessoa pode se afogar também.

Por fim, recomenda-se que a pessoa não vá nadar depois de ingerir bebida alcóolica.

Cuidados com as crianças

Os cuidados com as crianças próximas a água devem ser redobrados. Elas devem estar acompanhadas de um adulto responsável, jamais permitir que a criança entre na água sozinha. Ensiná-las a nadar desde pequena também é extremamente importante. Assim, quando elas caíram em rios, lagos, piscinas, represas e mares, vão saber nadar e as chances de se afogarem diminui.

Leia outras notícias no Mais Goiás

Jacarés ainda vivem em lagoa de Porangatu 7 meses após ataque a criança

Criança vítima de afogamento em hotel de Anapolis é transferida para o HUGOL

Jovem morre afogado após tentar atravessar represa a nado em Campo Limpo de Goiás

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira