Homens são maioria entre os mortos por Covid-19 em Goiás e no Brasil
Dados compilados pela Saúde estadual mostram que mulheres são as mais infectadas, mas taxa de óbito é maior entre homens
Homens representam a maior parte dos mortos pela Covid-19 no Estado de Goiás. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), mostram que das 14.832 mortes provocadas pela doença registradas até a manhã desta quarta-feira (28), 56,96% (8.448) foram de pessoas do sexo masculino. No Brasil, a proporção de mortes nesse gênero também é próxima, 60%.
As informações, porém apontam para um fato curioso: mulheres, que representam os outros 43,04% dos óbitos, são mais infectadas que os homens. No geral, há 291.565 mulheres infectadas (53.36%), e 254.832 homens (46.64%). De acordo com o hematologista e patologista clínico Nelcivone Soares de Melo, a explicação para essa situação ainda está “cheia de pontos cegos”, dada a complexidade do Coronavírus.
Hoje, para se fazer uma análise mínima, segundo o especialista, é preciso levar em consideração diversos fatores, como a carga viral, sistema imunológico, doenças pré-existentes, faixa etária, estilo de vida, condição social, quem está mais exposto e muitos outros. Sobre a maior mortalidade de homens, Melo relata que cientistas têm estudado a relação da testosterona com o novo coronavírus. “Mas ainda é uma teoria”, ressalta o profissional da saúde.
Um recente estudo na Universidade de Medicina de Hamburgo, na Alemanha, mostrou que pessoas do sexo masculino com níveis mais baixos do hormônio podem estar mais suscetíveis a complicações por causa da Covid. A pesquisa, que analisou 45 pacientes, afirma que o hormônio poderia ajudar a regular o sistema imunológico.
Mundo
Na Itália, sete em cada dez mortos são do sexo masculino, Em recente reportagem, a rede britânica BBC observou que esse fenômeno também ocorre na China, onde foi registrada a origem do novo coronavírus, e também em países como a França, Alemanha, Irã, Coreia do Sul e Espanha.