Hospitais estaduais passarão a fazer cirurgias eletivas
O governo do estado ampliou os serviços dos hospitais estaduais e eles passarão a atender…
O governo do estado ampliou os serviços dos hospitais estaduais e eles passarão a atender outras demandas de saúde além das emergências. A medida foi publicada nesta terça-feira (10) em um decreto da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De acordo com a pasta, a mudança visa uma reorganização o complexo estadual de saúde, insere novas unidades e padroniza a nomenclatura das unidades. Com a medida, realizam outros tipos de atendimentos, como cirurgias eletivas ortopédicas, abdominais (vesículas) e ginecológicas de baixa e média complexidade, entre outros.
Entre as unidades com adequações no nome estão o Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana); Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Caio Louzada (Heapa); Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira.
O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, afirmou que essa mudança deve acontecer o mais rápido possível e que, com os locais assumindo a postura de hospitais estaduais e que não atendem somente urgência, a população consegue identificar melhor o perfil de atendimento oferecido.
“Com a publicação da portaria que retoma as cirurgias eletivas, as unidades estaduais já podem iniciar os procedimentos desde já. Elas precisam se imbuir”, disse o secretário. “Essa necessidade de reorganização não se limita somente à mudança de nome, pois várias unidades foram estadualizadas e inauguradas pelo governador Ronaldo Caiado, sendo acrescentados como hospitais do Estado”.