HECAD

Hospital da Criança e do Adolescente é inaugurado em Goiânia 

A inauguração da unidade estava prevista, inicialmente, para o dia 18 de janeiro, mas foi cancelada após o governador apresentar infecção na próstata

O Governo de Goiás inaugurou, na manhã desta segunda-feira (7), o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente, em Goiânia. (Foto: divulgação/Governo de Goiás)
O Governo de Goiás inaugurou, na manhã desta segunda-feira (7), o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente, em Goiânia. (Foto: divulgação/Governo de Goiás)

O Governo de Goiás inaugurou, na manhã desta segunda-feira (7), o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), no Parque Acalanto, em Goiânia. A unidade já opera desde dezembro de 2021 com atendimentos ambulatoriais e desde a segunda quinzena de janeiro como pronto-socorro.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), o local absorve a demanda de pediatria, antes concentrada no Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), que agora é Hospital Estadual da Mulher, destinado exclusivamente a atendimentos de neonatologia e obstetrícia.

Por meio da assinatura de um contrato emergencial, o Hecad é administrado pela Organização Social (OS) Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir). A estimativa de custeio do Governo Estadual totaliza R$ 68,5 milhões para os 180 dias de vigência do contrato.

Primeira tentativa de inauguração foi suspensa

A inauguração da unidade estava prevista, inicialmente, para o dia 18 de janeiro. No entanto, a solenidade foi adiada após o governador Ronaldo Caiado (DEM) apresentar quadro febril e ser diagnosticado com infecção na próstata.

No último dia 3 de janeiro, a SES oficializou a compra do prédio onde a unidade está instalada por R$ 128,8 milhões. A lei que autorizou o Ipasgo a vender a unidade foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás no final do ano passado.

Sob críticas da oposição, o texto autorizou “alienar para o Estado de Goiás, na modalidade venda ou permuta, o Hospital do Servidor Público”. A venda foi condicionada à autorização expressa do Conselho Deliberativo do Instituto, que também definiu o valor do negócio e as condições para o recebimento do imóvel.

Estrutura do Hospital da Criança e do Adolescente em Goiânia

De acordo com a SES, o hospital possui 146 leitos, sendo 116 de Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica e 30 leitos de UTI.

Atualmente, o local atende com 58 leitos de enfermaria e 30 de UTI, sendo 10 para o tratamento específico da Covid-19.

A partir desta segunda (7), o hospital contará com uma sala de vacinação exclusiva para a imunização de crianças com idade entre 5 e 11 anos contra a Covid-19, aberta de segunda a sábado, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Atendimentos

Ainda conforme do Governo Estadual, o Hecad realizou 2.683 atendimentos, sendo 1.950 de urgência/emergência; 398 na modalidade ambulatorial e 335 internações. No período entre 7 de janeiro e 2 de fevereiro, foram feitos 7.506 exames, sendo 6.420 de análises clínicas; 828 de raio-X; 141 ultrassonografias; 62 ecocardiogramas; 26 tomografias; 15 eletroencefalogramas; oito eletrocardiogramas e seis endoscopias. No mesmo período, foram realizadas, ainda, 84 cirurgias.

Até o dia 2 de fevereiro, a unidade atendeu pacientes oriundos de 148 municípios. A maioria era residente em Goiânia, 1.508, e Região Metropolitana (Aparecida de Goiânia, 384, Senador Canedo, 66, Trindade, 62 e Goianira, 40). Além disso, as equipes prestaram assistência a 10 crianças de outros Estados, como Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso, Bahia e Alagoas.