SAÚDE

Hospital das Clínicas seleciona voluntários que tiveram infarto para pesquisa com castanhas

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG) seleciona voluntários que tiveram infarto…

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG) seleciona voluntários que tiveram infarto recente – entre dois e seis meses – para participar de uma pesquisa envolvendo o consumo de castanhas. Serão selecionadas pessoas acima dos 40 anos. Quem se voluntariar precisa ter disponibilidade para ir até o HC, no Setor Leste Universitário, nas datas estipuladas para consultas. Todos os candidatos vão passar por triagem.

Segundo a nutricionista Camila Moura Batista o objetivo do estudo é avaliar o efeito da dieta nos níveis de gorduras e açúcares no sangue e no peso. O projeto é uma parceria com o Hospital do Coração de São Paulo (HCor). “No Centro-Oeste, Goiás foi o escolhido e precisamos recrutar 50 voluntários com 40 anos de idade ou mais. Vamos avaliar os exames de sangue, ver que medicamentos os pacientes usam, o tipo de alimentação entre outros aspectos. É até a oportunidade de um atendimento nutricional gratuito”, diz Camila.

Como será a pesquisa com castanhas

Os participantes serão divididos por sorteio em dois grupos com dietas diferentes. Somente um grupo receberá kits com castanhas, que devem ser ingeridas para suplementação diária. Os pacientes serão acompanhados durante cinco meses pela nutricionista Ana Paula Perillo, gestora da unidade de nutrição clínica do HC e responsável por comandar o projeto.

Durante o estudo, os pacientes passam por cinco consultas e precisam realizar exames de sangue na primeira e na última consulta. Para agendar a triagem e verificar se cumprem os requisitos necessários para participar da pesquisa, os interessados em participar do projeto devem entrar em contato por telefone ou e-mail. Os números são: (62) 3269-8280 e 99350-5803 (whatsapp). O endereço para mandar mensagens é: pesquisanutrihc@gmail.com.

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG) (Foto: Divulgação/UFG)