LINHA DE FRENTE

Hospital das Clínicas vai ganhar 250 profissionais para o combate à covid

Unidade também vai receber até 120 leitos de UTI para o tratamento da doença

Foto: Jackson Alves

O Hospital das Clínicas (HC) de Goiânia vai ganhar 250 profissionais de saúde para o combate à covid-19. Contratações estão em andamento e devem ser concluídas nesta segunda-feira (1º). Hospital também ganhará até 120 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de forma gradual. Ainda não há previsão para a abertura dos mencionados leitos, já que tal processo ainda está em negociação.

A chegada dos novos profissionais ocorre após parceria entre o Governo Estadual e Federal. Os HCs são hospitais vinculados ao Ministério da Educação (MEC), e, por este motivo, o pagamento dos profissionais especializados no tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus será efetuado pelo Planalto.

Já a abertura de novos leitos de UTI na unidade está em negociação entre o MEC, Ministério da Saúde, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia. Atualmente, o HC oferta 22 leitos de UTI e vai aumentar de 30 para 40 os de enfermaria para covid-19.

“Falei com o presidente da Ebserh, general Ferreira, que coordena todas as ações do HC. Conseguimos com ele, em tempo recorde, o recrutamento de mais pessoas para ampliar o número de leitos”, afirmou Caiado sobre a parceria fechada com o governo federal durante entrevista à TV Anhanguera. “Vamos contratar cerca de 250 colaboradores até o dia 1º de fevereiro”, declarou o diretor do hospital, José Garcia Neto.

Mais leitos em Goiás

O estado de Goiás deve ganhar, nesta semana, novos 110 leitos de UTI para o tratamento da Covid-19. Nesta segunda-feira (1º), está prevista a abertura de 14 leitos no Hospital de Campanha (HCamp) de Goiânia; 5 em Porangatu e 11 em Senador Canedo, além de 20 leitos de enfermaria na cidade. Outras 77 unidades serão abertas em diversos municípios goianos.

Segundo o Governo Estadual, mais 10 leitos de UTI no HCamp de Itumbiara; redirecionamento de 26 unidades em Nerópolis e 10 em Trindade já estão em fase de preparação e devem ser entregues em breve.

Além desses, o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, também poderá ampliar a capacidade em mais 30 leitos de UTI. Outros 20 devem entrar em funcionamento no Hospital das Clínicas de Jataí.

A ampliação ocorre após parceria firmada entre o governo estadual e equipes de saúde dos três maiores municípios de Goiás – Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Grupo coordena um mapeamento compartilhado do número de leitos existentes, a fim de facilitar a transferência de pacientes graves entre as cidades goianas, quando necessário.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal www.EMAISGOIAS.com.br pelo WhatsApp (62) 98272-3896 ou entre em contato pelo (62) 3259-6500