SAÚDE

Hospital Jacob Facuri retoma atendimentos após acordo com a Prefeitura de Goiânia

Diretor executivo do Hospital Jacob Facuri destacou que os repasses não realizados pela SMS totalizavam R$ 19,5 milhões

Hospital Jacob Facuri retoma atendimentos após acordo com a Prefeitura de Goiânia (Foto: Reprodução / Jacob Facuri)

Após um acordo de pagamento firmado na última sexta-feira (11) entre o Hospital Jacob Facuri, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Prefeitura de Goiânia, a instituição anunciou a retomada dos atendimentos e internações nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Adulto, além dos serviços de hemodinâmica e cardiologia.

O hospital informou que os serviços voltaram a ser oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devido ao compromisso assumido em relação aos pagamentos pendentes. No entanto, o comunicado ressalta que, caso o acordo não seja cumprido, o hospital pode suspender novamente os atendimentos e até encerrar suas operações voltadas ao SUS.

A SMS já havia esclarecido que os débitos não se referem aos repasses mensais, mas sim ao complemento à tabela SUS que o município paga ao hospital devido à defasagem nos valores de remuneração.

Vale lembrar que o Hospital Jacob Facuri estava com os atendimentos pelo SUS suspensos desde 1º de outubro, em razão dos “insuperáveis atrasos nos pagamentos” por parte da SMS, que em algumas especialidades ultrapassavam um ano. Ibrahim Filho, diretor executivo da unidade, destacou que os repasses não realizados pela SMS totalizavam R$ 19,5 milhões, o que poderia resultar na perda de mais de 90 empregos.

O hospital também enfatizou que antes da suspensão dos serviços, várias tentativas de regularização e notificações foram feitas para resolver as pendências financeiras.