OMISSÃO DE SOCORRO

Polícia Civil investiga morte de idoso durante transferência para Hugol, em Goiânia

Médicos do Hugol foram autuados por omissão de socorro, segundo a PM

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) investiga o falecimento de um idoso de 77 anos. Valdemar Matias morreu após ser transferido para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, da rede municipal de saúde de Pontalina, na última quinta-feira (29).

De acordo com a Polícia Militar de Goiás (PMGO), os médicos do Hugol foram autuados por omissão de socorro. O tenente Vinicius Sena informou que a equipe médica tentou dar entrada na emergência, mas teriam sido orientados a ir para outro espaço da unidade de saúde.

No local, o chefe da ala teria dito para a equipe retornar para a emergência, o que gerou uma discussão com os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo Sena, entre um desencontro de informações entre os médicos, Valdemar Matias não resistiu e veio à óbito.

“O médico da emergência falou que lá era situação de trauma, situação de acidente, facada, tiro, essas coisas. Aí passou para outra outra área dentro do Hugol e levaram esse senhor para lá. Só que o mestre dessa outra área falou que era no trauma. Aí ficou nesse entrevero entre os médicos e o médico do Samu, e o senhor veio a falecer”, explicou o tenente ao G1.

Em nota, o Hugol disse que Valdemar foi “atendido pela equipe multidisciplinar da unidade e recebeu toda assistência médica necessária, tendo vindo a óbito minutos após a admissão”. Além disso, ressaltou que a unidade reforça que segue rigorosos protocolos de segurança na atenção a todos os pacientes. Leia a nota na íntegra.

A identidade dos médicos não foi divulgada e, por isso, não foi possível localizar a defesa deles. Valdemar é pai do vereador de Pontalina, Irismar Matias.

Nota Hugol

“O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) informa que o paciente Valdemar Matias da Silva deu entrada na unidade no dia 29/02/2024, em transporte do Samu, oriundo de Pontalina – GO.

No Hugol, foi atendido pela equipe multidisciplinar da unidade e recebeu toda assistência médica necessária, tendo vindo a óbito minutos após a admissão. O Hugol reforça que segue rigorosos protocolos de segurança na atenção a todos os pacientes. A unidade segue à disposição para quaisquer esclarecimentos”.