Huapa inicia treinamento sobre ebola para servidores
A palestra que iniciou o curso foi ministrada pela infectologista da unidade, Daniela Rocha, e abordou a origem do vírus, os sintomas e as formas de transmissão
O Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) deu início na manhã desta segunda-feira (1º/12) à capacitação voltada para o eventual atendimento a pacientes com vírus ebola para os colaboradores da unidade. Organizado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o treinamento será dividido em duas etapas: teórico e prático.
Participaram da abertura do evento a diretora geral do Huapa, Ana Kécia Xavier, o diretor técnico Elisandro Cunha, o diretor administrativo Sandro Estrela e a representante da Superintendência de Gerenciamento das Unidades Assistenciais de Saúde (Sunas), Bruna Campos, além de funcionários administrativos e da área da assistência do hospital.
A palestra que iniciou o curso foi ministrada pela infectologista da unidade, Daniela Rocha, e abordou a origem do vírus, os sintomas e as formas de transmissão, além de trazer dados estatísticos sobre o ebola no mundo.
A médica ressaltou o procedimento para o diagnóstico da doença, o fluxo ideal para o atendimento ao paciente com suspeita de infecção e como os profissionais de saúde do Huapa devem proceder até a transferência desse paciente para a unidade referência em Goiás. “A capacitação é de suma importância para que todos estejam treinados e aptos para receber um paciente com a suspeita da doença”, destacou.
EPIs
Outro foco do treinamento foi a paramentação adequada do profissional que entrará em contato com o paciente com suspeita de ebola, que é feita por meio da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Foi demonstrado também o modo correto de descarte do material utilizado no cuidado ao paciente.
A capacitação teórica sobre a doença acontece até a próxima sexta-feira, 5 de dezembro. Na semana seguinte, entre os dias 8 e 12, será realizado o treinamento prático de todos os médicos e da equipe de Pronto Atendimento do hospital.