Solidariedade

Hugo realiza captação histórica de órgãos

Os órgãos foram captados de dois homens, um de 22 e o outro de 50 anos, e uma mulher de 65 tiveram morte cerebral.


//

Nesta terça-feira (18/11), o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) realizou uma captação histórica de órgãos. Dois homens, um de 22 e o outro de 50 anos, e uma mulher de 65 tiveram morte cerebral. Os homens devido a traumatismo craniano e a mulher, por um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nenhum dos pacientes tinha vínculo familiar.

A Central de Transplantes foi notificada e realizou o trabalho de sensibilização e aprovação da família. Após as autorizações, uma equipe de dez profissionais, entre médicos e anestesistas, trabalhou na captação dos órgãos. 

Segundo informa o diretor da Central de Transplantes, Luciano Leão, médicos de Brasília vieram para realizar a captação do coração e encaminhá-lo a um doador da capital do País. Todos os outros órgãos serão transplantados em Goiás. “O prazo entre a captação e o transplante do coração é de apenas seis horas, portanto acionamos a equipe rapidamente”, explica Luciano.

Solidariedade

Ao todo foram captados seis rins, seis córneas, dois pulmões, um fígado e um coração. Com isso, três doadores conseguiram contribuir com 16 pacientes que se encontram na fila de espera por um órgão. “É muito gratificante viver momentos como esse, de solidariedade e aceitação da família, mesmo diante da perda”, analisa.

Segundo o diretor, atualmente a taxa de rejeição de doações de órgãos em Goiás é de 80%, enquanto no restante do país é de 50%. “As pessoas precisam se conscientizar do bem que podem fazer a outros que precisam de uma segunda chance para continuar a viver, para ter qualidade de vida. A doação de órgãos é um gesto nobre que deve ser visto com outros olhos pela maioria da população”, finaliza.

Na tarde de ontem, o MAIS GOIÁS acompanhou com exclusividade o transporte de alguns órgãos que foram encaminhados para um transplante na cidade de São Paulo. Os órgãos foram levados por uma equipe do Corpo de Bombeiros até o aeroporto Santa Genovena onde um avião esperava para fazer o transporte.