Alerta

Ibama isola área no condomínio Aldeia do Vale após confirmação de onça no local

Em menos de um ano, esta é a segunda vez que aparece onça no local

Registro da pegada da onça no Aldeia do Vale. Foto - Divulgação / moradores

O Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas) isolou uma parte do Condomínio Aldeia do Vale, em Goiânia, após a confirmação de que há uma onça parda no local.

Por meio de um comunicado interno emitido na última sexta-feira (22), o Cetas disse que câmeras de visão noturna registraram a presença do animal, identificado como macho jovem, que passou pela região de mata entre os lagos 16 e 17.

Ainda segundo o comunicado, foram instaladas armadilhas do tipo gaiola metálica e placas de advertência alertando que os locais sejam evitados, inclusive por veículos nas ruas próximas.

No último fim de semana, segundo o Cetas, um médico veterinário, especialista em captura de felinos selvagens com o uso de armadilhas do tipo laço, teria sido contratado para ajudar recapturar a onça, mas sem sucesso.

A administração do condomínio informou que aguarda mais avaliações dos órgãos envolvidos para novas orientações e permanece com o monitoramento por câmeras.

Registros

Essa não é a primeira vez que aparece onça no Aldeia do Vale. Em menos de um ano há outros registros dos animais ‘passeando’ pelo condomínio.

Em junho do ano passado, uma onça foi encontrada dentro de uma casa no mesmo condomínio. Na época, uma equipe de especialistas do zoológico e outra do do Corpo de Bombeiros foram enviadas até o local para realizar o resgate do animal.