PNS

IBGE: Goiás é o terceiro Estado com menos pessoas que se autodeclaram homossexuais ou bissexuais

Autodeclarados são são 61 mil, o que equivale a 1,2% da população estadual; Somente Tocantins (0,6%, 7 mil) e Pernambuco (1%, 71 mil) tem menos

Dona do Facebook vai oferecer cobertura de saúde a colaboradores em transição de gênero no Brasil (Foto: Pixabay)

Goiás é o terceiro Estado com o menor índice de homossexuais e bissexuais autodeclarados no País. Segundo Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE divulgada na quarta-feira (25), são 61 mil, o que equivale a 1,2% da população estadual.

Somente Tocantins (0,6%, 7 mil) e Pernambuco (1%, 71 mil) têm menos pessoas que se declaram lésbicas, gays ou bissexuais. Já aqueles com o maior número são: Amapá (2,8%, 16 mil) e Distrito Federal (2,9%, 66 mil).

O levantamento é inédito e se baseou em autodeclaração de orientação sexual das pessoas com 18 anos ou mais. Além disso, os dados são referentes a 2019.

Já em relação aos heterossexuais, em Goiás 95,7% se autodeclararam desta forma. O número equivale a mais de 5,24 milhões.

Brasil

De acordo com a pesquisa, 94,8% das pessoas de 18 anos ou mais no país se declaram heterossexuais. Entre os entrevistados, 1,8% se disse homossexual (1,13%) ou bissexual (0,69%).

Ao todo, 108 mil domicílios foram verificados na pesquisa por amostragem. Ao todo, eram feitas seis perguntas sobre autodeclaração: se heterossexual, homossexual, bissexual, outra, não sabe e recusou-se a responder.

Pelo Brasil, 2,3% escolheram não responder. O número é superior ao daqueles que se autodeclararam homossexuais ou bissexuais. 1,1% disseram que não sabiam e 0,1% afirmaram que têm outra orientação sexual (como assexual e pansexual).

Resumo e outros dados da PNS do IBGE

  • Entre as pessoas de 18 anos ou mais, 94,8% se declararam heterossexuais; 1,2% homossexuais; 0,7% bissexuais; 1,1% não sabiam sua orientação sexual; 2,3% não quiseram responder; e 0,1% declararam outra orientação sexual;
  • 3,6 milhões de pessoas não quiseram responder, número maior que o total das que se declararam homossexuais e bissexuais (2,9 milhões);
  • População de homossexuais ou bissexuais é maior entre os que têm nível superior e maior renda;
  • Entre os grupos de idade, os jovens de 18 a 29 anos (4,8%) tiveram maior percentual de pessoas que se declararam homossexuais e bissexuais. Também foi o maior grupo que não sabia sua orientação sexual (2,1%) ou não quis responder (3,2%);
  • 2,1% se declararam homossexual ou bissexual no Sudeste, e 1,5% no Nordeste;
  • A orientação sexual foi coletada pela primeira vez pelo IBGE. Resultados são divulgados em caráter experimental e acompanham experiências internacionais semelhantes;
  • A PNS não coletou dados sobre identidade de gênero, mas o IBGE estuda metodologia para incluir esse tema em suas pesquisas.