IBGE inicia levantamento sobre infraestrutura urbana em Goiás para Censo 2022
Pesquisa irá analisar três novos itens este ano: ponto de ônibus ou van próximo aos imóveis, obstáculos na calçada e se há ciclovias
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, nesta segunda-feira (20), a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios para levantar informações sobre a infraestrutura das cidades. Ao todo, 697 supervisores irão analisar os 246 municípios goianos para colher dados para o Censo Demográfico 2022.
Nessa primeira etapa, os agentes não farão entrevistas com a população. O trabalho, que deve durar até 12 de julho, consiste na avaliação da infraestrutura urbana, como iluminação pública, pavimentação, arborização, acessibilidade para deficientes, saneamento básico dos cerca de 3 milhões de domicílios de Goiás.
Outros itens, como se há ponto de ônibus ou van próxima ao imóvel, sinalização para ciclistas e obstáculos nas calçadas entraram para a lista de analise deste ano.
Os dados servirão de base para políticas públicas futuras nas áreas de saneamento básico, mobilidade urbana, inclusão social, segurança pública e meio ambiente.
O último levantamento foi feito em 2010, quando Goiânia recebeu o titulo de cidade mais arborizadas entre as capitais brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes. A coleta de dados estava prevista para 2020, mas devido a pandemia de Covid-19 e cortes no orçamento, a pesquisa foi adiada para 2022.
Leia outras notícias no Mais Goiás
Goyaz Festival acontece neste fim de semana; confira a programação
Aplicação de 4ª dose contra Covid começa na terça (21) em Goiânia e Aparecida
Obesidade infantil aumenta o risco de demência, diz estudo
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt