EM GOIÁS

IBGE reconhece 11 cidades como Região Metropolitana do Entorno do DF

"Foi criada, pois não existia anteriormente como recorte legal", explicou Paulo Wagner, pesquisador do Instituto

IBGE reconhece 11 cidades como Região Metropolitana do Entorno do DF
IBGE reconhece 11 cidades como Região Metropolitana do Entorno do DF (Foto: Prefeitura de Formosa)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reconheceu 11 cidades como Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, na terça-feira (20). “A Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, em Goiás, foi criada, pois não existia anteriormente como recorte legal”, explicou Paulo Wagner, pesquisador do IBGE.

As cidades são: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. Vale citar, a Região Metropolitana do Entorno do DF foi instituída pela lei complementar nº 181/2023, do governo de Goiás. A ideia é que, com o reconhecimento, o IBGE possa acompanhar e fazer diagnósticos de indicadores anuais nas áreas de segurança, educação, saúde e mais.

Conforme o IBGE, as Regiões Metropolitanas e as Aglomerações Urbanas são recortes instituídos por lei complementar estadual por determinação da Constituição Federal de 1988. O instituto diz que o intuito é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

O geógrafo Paulo Wagner diz que, “apesar das regiões metropolitanas não serem recortes territoriais definidos pelo IBGE, o instituto faz um acompanhamento anual das mudanças que ocorrem em suas composições e disponibiliza tudo em um local de fácil acesso, público e gratuito”. Ele acrescenta que “são recortes territoriais muito dinâmicos, sempre tem criação, extinção ou modificação de regiões metropolitanas de um ano para o outro”.

A publicação também inclui a adição do município de Barcarena (PA) à Região Metropolitana de Belém (PA) e, no Maranhão, a incorporação da Região Metropolitana da Grande Pedreiras (MA) como um dos recortes metropolitanos vigentes no Estado.