EM GOIÁS

IBGE reconhece 11 cidades como Região Metropolitana do Entorno do DF

"Foi criada, pois não existia anteriormente como recorte legal", explicou Paulo Wagner, pesquisador do Instituto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reconheceu 11 cidades como Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, na terça-feira (20). “A Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, em Goiás, foi criada, pois não existia anteriormente como recorte legal”, explicou Paulo Wagner, pesquisador do IBGE.

As cidades são: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. Vale citar, a Região Metropolitana do Entorno do DF foi instituída pela lei complementar nº 181/2023, do governo de Goiás. A ideia é que, com o reconhecimento, o IBGE possa acompanhar e fazer diagnósticos de indicadores anuais nas áreas de segurança, educação, saúde e mais.

Conforme o IBGE, as Regiões Metropolitanas e as Aglomerações Urbanas são recortes instituídos por lei complementar estadual por determinação da Constituição Federal de 1988. O instituto diz que o intuito é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

O geógrafo Paulo Wagner diz que, “apesar das regiões metropolitanas não serem recortes territoriais definidos pelo IBGE, o instituto faz um acompanhamento anual das mudanças que ocorrem em suas composições e disponibiliza tudo em um local de fácil acesso, público e gratuito”. Ele acrescenta que “são recortes territoriais muito dinâmicos, sempre tem criação, extinção ou modificação de regiões metropolitanas de um ano para o outro”.

A publicação também inclui a adição do município de Barcarena (PA) à Região Metropolitana de Belém (PA) e, no Maranhão, a incorporação da Região Metropolitana da Grande Pedreiras (MA) como um dos recortes metropolitanos vigentes no Estado.