Ideb 2021: Goiânia tem 4º melhor índice em anos iniciais entre as capitais brasileiras
No último Ideb, a capital tinha ficado em 9º lugar. Dados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo MEC e Inep
O município de Goiânia alcançou o 4º melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 nos anos iniciais do ensino fundamental entre as capitais brasileiras. No último Ideb, a capital tinha ficado em 9º lugar. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ainda de acordo com o as informações, Goiânia tem o 8º melhor índice nos anos finais. No levantamento, Goiânia obteve índice de 5,6 para os anos iniciais, e 5,1 para os anos finais.
De acordo com a prefeitura de Goiânia, apesar das perdas de aprendizagem causadas pela pandemia de Covid-19, medidas como a aplicação de avaliações diagnósticas e a implantação de uma nova política de alfabetização para os estudantes do 1º, 2º e 3º anos ajudaram a reverter o quadro.
“No início de 2021, encontramos um cenário onde apenas 23% dos estudantes acessavam a plataforma de ensino adotada na pandemia. Com isso, imediatamente, iniciamos uma série de programas para recuperar as aprendizagens dos estudantes”, disse o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa.
Ainda segundo o Paço Municipal, a proposta pedagógica foi reorganizada com o retorno das aulas presenciais. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação direcionou professores referência para os anos iniciais e adotou uma nova Matriz Curricular, com aumento do número de aulas de Língua Portuguesa e Matemática.