Educação

Ideb 2021: Goiás perde a primeira posição no Ensino Médio

Os estudantes de Goiás obtiveram a nota 4,5 no ensino médio. Na edição anterior, em 20149, Goiás obteve 4,7

Foto: Divulgação

O estado de Goiás perdeu a liderança do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cujo resultado foi publicado nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estado, que ocupou o primeiro lugar três vezes, foi superado pelo Paraná.

Os estudantes de Goiás obtiveram a nota 4,5 no ensino médio. Na edição anterior, em 2019, Goiás obteve 4,7. Entre os anos iniciais, o estado alcançou o índice de 5,9. Já entre os anos finais, o número foi 5,3.

Em entrevista ao jornal O Popular, a secretária de educação do estado, Fátima Gavioli, considerou que, levando em conta o contexto da realização das provas e os critérios de aprovação e fluxo dos alunos em todo o país, o resultado foi positivo.

“No Ensino Médio era o primeiro e hoje é o segundo, com 4,55. O primeiro é o Paraná com 4,6, é um décimo de diferença”, disse a secretária. “Acredito que é porque eles têm aprovação automática, em São Paulo também tem. Se eu adotasse o contínuo, nós estaríamos disparados em primeiro. Acho que esse resultado agora vai fazer refletir sobre a aprovação automática no país”.

Gavioli também afirmou que esse Ideb não deverá fazer parte do histórico e criticou a forma como foi divulgado. “Ele nunca deveria ter sido divulgado dessa forma e ninguém deveria ter colocado essas crianças para fazer essa avaliação com esta finalidade de ranquear”, pontuou. “Quem teve mais dinheiro para lidar com a crise, evidentemente que se saiu melhor. Pedimos muito que fizesse com a finalidade pedagógica, mas, talvez, até por motivos políticos, querem divulgar o ranking”.