Crimes ambientais

Idoso é preso com 200 canários engaiolados em Alvorada do Norte

Homem alegou que os animais foram comprados em Taguatinga (DF) e seriam vendidos na Bahia. Aprisionamento e comercialização de animais silvestres é crime, reforça PRF

Proprietário e transportador viajavam em carros diferentes (Foto: divulgação/PRF)
Proprietário e transportador viajavam em carros diferentes (Foto: divulgação/PRF)

Um idoso, de 63 anos foi preso, na tarde da última segunda-feira (2), por transportar ilegalmente 200 canários dentro de gaiolas. O flagrante ocorreu  na BR-020, em Alvorada do Norte.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes faziam uma fiscalização de rotina quando pararam um GM/Meriva. O condutor logo informou que o veículo estava cheio de pássaros.

Segundo a PRF, os canários são animais silvestres e não podem ser aprisionados ou comercializados. Aos agentes, o homem alegou que apenas fazia o transporte dos animais e que o dono estaria em outro veículo que acabara de passar pelo local.

Após realizem busca pela região, conseguiram identificar o carro em que o idoso, proprietário dos animais e gaiolas, estava. Ele admitiu ter feito a compra em Taguatinga (DF) e revelou que os venderia em Vitória da Conquista (BA).

O idoso já teria assinado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), na semana anterior, pelo mesmo crime para responder o processo em liberdade. Com isso, ele foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil em Posse com base das leis de crimes ambientais.