OPORTUNIDADE

IFG oferece 97 vagas em cursos técnicos de graça; veja como participar

O prazo de inscrição é do dia 15 de fevereiro a 3 de março

O Instituto Federal de Goiás (IFG) oferta 97 vagas em cursos técnicos gratuitos no Câmpus Goiânia. São 51 vagas para quem deseja realizar o ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA) junto a uma capacitação técnica, com duração de 3 anos. As outras 46 vagas são para candidatos que já concluíram o ensino médio e querem obter uma capacitação técnica em apenas 2 anos. Os cursos acontecerão no período noturno.

Para participar, basta fazer a inscrição presencialmente no Câmpus Goiânia, localizado na Rua 75, número 46, Centro, ao lado do Parque Mutirama. O prazo de inscrição é do dia 15 de fevereiro a 3 de março.
As vagas serão ocupadas por ordem de chegada.

Ensino Médio junto ao curso técnico

Quem deseja obter a dupla certificação (ensino médio e curso técnico) deverá se inscrever nas vagas remanescentes dos cursos técnicos integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A seleção tem como público-alvo pessoas com 18 anos ou mais, que não tenham o ensino médio concluído.

Serão 29 vagas para o curso técnico integrado em Desenvolvimento de Sistemas e 22 vagas para o curso técnico em Cozinha.

As inscrições serão realizadas presencialmente no câmpus, onde os candidatos passarão por entrevista para saber mais sobre os cursos e, em seguida, serão direcionados à realização da matrícula. O horário de atendimento será das 8h às 19h para os candidatos ao técnico em Cozinha. Já os atendimentos para técnico em Desenvolvimento de Sistemas acontecerão das 9h ao meio-dia e das 16h às 19h.

Capacitação técnica

Para quem já terminou o ensino médio e quer se capacitar tecnicamente para o mercado de trabalho, há 46 vagas. As oportunidades são distribuídas entre os cursos: Técnico em Agrimensura (12 vagas), Técnico em Mineração (24 vagas) e Técnico em Mecânica (10 vagas).

Os interessados deverão se dirigir ao Câmpus Goiânia, do dia 15 de fevereiro a 3 de março, das 8h às 19h, para realizar inscrição, participar de entrevista e efetivar a matrícula.

Documentação

Para finalizar a matrícula, é preciso apresentar cópia e originais da seguinte documentação: comprovante de conclusão do ensino fundamental – histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino fundamental que comprove a conclusão integral do ensino fundamental (para candidatos aos cursos técnicos EJA); comprovante de conclusão do ensino médio – histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino médio que comprove a conclusão integral do ensino médio (para candidatos aos cursos técnicos subsequentes).

Além disso, o candidato deve levar: certidão de nascimento ou de casamento; carteira de identidade (RG); CPF; comprovante de endereço com CEP; certificado de reservista, atestado de alistamento militar ou atestado de matrícula em CPOR ou NPOR, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino; certidão de quitação eleitoral expedida pelo site www.tse.jus.br, para os brasileiros maiores de 18 anos. Candidatos que concluíram o ensino fundamental no exterior deverão apresentar as comprovações conforme edital.