TRADIÇÃO

Igreja adapta celebração da Folia de Reis em Goiânia à realidade da pandemia

Tradição católica perpetuada há séculos em Goiás, a Folia de Reis é um marco da…

Tradição católica perpetuada há séculos em Goiás, a Folia de Reis é um marco da cultura popular. A data celebra a visita dos três Reis Magos, Gaspar, Melchior e Baltazar, ao menino Jesus em Belém. Tradicionalmente o rito acontece entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, mas desde que a pandemia da Covid-19 começou, em 2020, a festividade não ocorre na mesma proporção. Em 2022, mesmo com os casos de gripe em alta e a persistência do coronavírus, a Capela Nossa Senhora Aparecida, em Goiânia, resolveu se adaptar para conseguir celebrar a data.

Segundo o padre Divino Antônio, a tensão por conta dos vírus circulantes existem. Por esse motivo, todo o festejo irá acontecer de maneira moderada e seguindo os protocolos de segurança. “Sabemos dessa crise sanitária que o mundo esta vivendo. Por isso vamos fazer o uso de álcool gel e máscaras. Teremos só uma folia, justamente para evitar aglomeração”, afirmou o religioso.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), informou que não tem definido o tradicional Encontro de Foliões da capital. Na última edição, realizada em 2019, o evento reuniu cerca de 40 grupos de foliões e mais de 5 mil pessoas na praça da Igreja Matriz de Campinas. Em 2020, o evento não ocorreu por conta das medidas sanitárias.

A importância da Folia de Reis

O padre Divino reforça que a Paroquia Santíssimo Redentor, juntamente com a comunidade Nossa Senhora Aparecida, realiza a tradição da Folia de Reis há anos em Goiás. Segundo o religioso, a data simboliza para os católicos um momento de resgate da própria história.

Desde que a pandemia da Covid-19 começou, em 2020, a festividade não ocorre na mesma proporção (Foto ilustrativa: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

“É uma tradição muito importante para nós. É um momento de comemorar a visita dos três Reis Magos e viver esse momento importante na história salvação”, afirma.

O festejo vai reunir cantores para uma recepção por volta das 19 horas desta quinta-feira (6), na Vila Aurora, na capital. Em seguida, por volta das 19h30, a igreja irá celebrar uma missa especial da Folia de Reis. Depois, um grande jantar para a comunidade, com músicas, bandeiras e danças populares devem finalizar a festa.

Giros no interior de Goiás

No interior de Goiás, em regiões em que as folias são ainda mais tradicionais e antigas, acontecem os ‘giros’. O termo nomeia as andanças de casa em casa, que também foram canceladas por conta da pandemia.

Os ‘giros’ mais famosos acontecem nas cidades de Goiás e Pirenópolis. De acordo com as pastas de cultura dos dois municípios, em 2022 o giro não deverá acontecer. Já em Itapuranga, o grupo de Folia Beija-Flor celebrou em número reduzido de foliões e em temporada menor como de costume.

Realizado há mais de 70 anos, o giro começou no dia 25 de dezembro e se estendeu até 4 de janeiro, data da chamada “recolhida”, que é quando os foliões se despedem do festejo.

Serviço

Capela Nossa Senhora Aparecida – Folia de Reis

Onde? Rua 11 de Janeiro, n° 78 – Vila Aurora – Goiânia – GO
Qual o telefone? (62) 3095-5555
Qual o horário? A partir das 19 horas
Qual o dia? Nesta quinta-feira, 6 de janeiro

Leia também no Mais Goiás

Polícia procura homem suspeito de matar professor por ciúmes da ex-namorada em Mineiros

Motorista cai com carro dentro do Rio Verdinho após perder controle da direção, em Caçu

Flurona: Saúde confirma primeira infecção simultânea em Goiânia

Governo de Goiás libera meia pista da GO-118 no trecho de Alto Paraíso a Teresina

*Larissa Feitosa compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira.