Vale do São Patrício

Igreja com mais de 200 anos é restaurada em Pilar de Goiás

Segundo a Secult, Igreja de Nossa Senhora das Mercês foi construída no século XVIII e tombada como patrimônio histórico em 1980; obras levaram quatro anos para serem concluídas

Igreja passou por reforma em toda a sua estrutura, restaurando desde pilares até o telhado (Foto: Reprodução / Hegon Corrêa)

Após quatro anos de obras, neste domingo (8), foi entregue a primeira etapa do processo de restauração da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Pilar de Goiás, região Central do estado. O templo foi construído há mais de 200 anos, ainda no século XVIII, e foi tombada como patrimônio histórico regional e nacional em 1980, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Mais Goiás falou com uma das responsáveis pelo projeto de restauração da igreja, a arquiteta Anna Carolina Cruz.

De acordo com a projetista, o processo de restauração teve início no ano de 2015 e contou com mais de 20 colaboradores, entre arquitetos, engenheiros, coordenadores de obra e executores. Nesta etapa foram restaurados os pilares, o telhado e a estrutura do templo. Para a reforma foram gastos R$ 250 mil em recursos do Fundo de Arte e Cultura (FAC) de Goiás .

Igreja Nossa Senhora da Mercês antes e depois da restauração, em Pilar de Goiás (Foto: Reprodução)
Igreja Nossa Senhora da Mercês antes e depois da restauração, em Pilar de Goiás (Foto: Reprodução)

“O monumento é conhecido também como a Igreja dos Negros/Igreja dos Pardos. O processo teve início com o antigo responsável pelo templo, Padre Cornélio. Ao longo dos séculos a igreja sofreu pouquíssimas alterações, mas acabou sendo abandonada por causa da quantidade de cupins no madeiramento, também por causa de problemas estruturais e falta de acessibilidade por parte da população”, explana.

Conforme a arquiteta, foi necessário reforçar a estrutura do monumento, com intervenção de argamassa nas partes internas e externas, além de renovar a pintura do prédio. Os cupins e os fungos atacaram os esteios em madeira, em alguns lugares já nem havia mais madeiramento.

Anna Carolina disse estar satisfeita com o resultado da restauração e aproveitou para salientar sobre a importância de cuidar e preservar a nossa história. Para ela, a ideia do grupo de projetistas é reforçar o quão necessário é cuidarmos do nosso patrimônio. “Nós já temos tão pouco de patrimônio sobre a nossa história. A gente precisa cuidar do pouco que a gente tem para que a gente não perca nossas origens”, completa.

Governador Ronaldo Caiado participou da inauguração da igreja, em Pilar de Goiás (Foto: Reprodução / Hegon Corrêa)
Governador Ronaldo Caiado participou da inauguração da igreja, em Pilar de Goiás (Foto: Reprodução / Hegon Corrêa)

Segunda etapa

A próxima etapa, segundo a arquiteta, será a restauração da parte artística da igreja. Serão restaurados o altar e as imagens sacras (esculturas de santas). “Estamos na luta, buscando recursos junto à diocese e apresentando o projeto ao Estado. Nós apresentamos essa demanda ao governador no último domingo e informamos que conseguimos encontrar empresas especializadas em restauro artístico”, declara.

A igreja estava fechada já há alguns anos e agora poderá ser reaberta ao público. O Mais Goiás tentou contato com o atual responsável pela igreja Nossa Senhora das Mercês, Padre Beneval Telles, mas nossas ligações não foram atendidas.

Altar deve ser reformado na segunda etapa da restauração da igreja (Foto: Reprodução / Hegon Corrêa)
Altar deve ser reformado na segunda etapa da restauração da igreja (Foto: Reprodução / Hegon Corrêa)

*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira