Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Jaraguá, passa por restauração
Investimento do tesouro estadual é de R$ 3,5 milhões
O governo de Goiás deu início às obras de restauração e requalificação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Jaraguá. Segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o investimento do tesouro estadual é de R$ 3,5 milhões.
Ainda conforme o governo, a expectativa é que a obra seja concluída em fevereiro de 2025. No projeto de arqueologia do templo estão inclusos os serviços de revisão e restauração da cobertura (estrutura e telhamento); revisão de paredes e revestimentos internos e externos; e restauração dos pisos (tabuado de madeira, mezanela, pedra de Pirenópolis).
Também serão restaurados a escada de madeira; os altares (altar-mor e colaterais); o forro em policromia; as esquadrias de madeira (portas e janelas); o coro, além de revisão das instalações elétricas e sanitárias, e instalação de circuito fechado de TV – CFTV Musealização.
Datada de 1776, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Jaraguá foi tombada em 1960 pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ela foi construída pela irmandade de negros de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
“As obras de reforma, iniciadas recentemente, visam garantir a preservação desse patrimônio cultural para as futuras gerações. Mais do que restaurar o prédio, estamos resgatando a memória e a identidade do nosso povo”, afirma a titular da Secult, Yara Nunes.