Imobiliárias, mercados e treinos de futebol têm retomada a partir de segunda (1°/6)
A prefeitura de Goiânia liberou, através de decreto publicado na noite de sexta-feira (29), o…
A prefeitura de Goiânia liberou, através de decreto publicado na noite de sexta-feira (29), o funcionamento de imobiliárias, mercados públicos municipais e centros de treinamento de clubes de futebol. A liberação vale a partir da segunda-feira (1°/6).
O prefeito Iris Rezende (MDB) já havia anunciado, ainda na quarta-feira (27), através de vídeo publicado em suas redes sociais, que faria a flexibilização. Na quinta (28), reunião com representantes do setor produtivo no Paço Municipal acertou os detalhes de futuras liberações.
No decreto, a prefeitura libera o funcionamento de seis mercados municipais, da Rua 3, Vila Nova, Setor Pedro Ludovico, Campinas, Rua 74 e Centro Oeste. O Mercado Aberto da Paranaíba e o Camelódromo continuam fechados.
O decreto também estabelece que os locais serão monitorados e serão permanentemente avaliadas as condições sanitárias, de aglomeração e de permanência prolongada de pessoas.
Para as imobiliárias, ficou liberado apenas a parte administrativa.
O Paço ainda analisará os dados sobre contaminação por covid-19 em Goiânia após a liberação dos estabelecimentos. Caso seja necessário, há espaço para regressão da flexibilização, quando houver risco de agravamento do quadro epidemiológico e assistencial.
Novas aberturas
Na reunião com o setor produtivo na quinta-feira, houve um acordo para liberação de novos estabelecimentos a partir de junho. Os shoppings devem ser abertos a partir do dia 6, assim como o comércio varejista e profissionais liberais.
A região da Rua 44 poderá voltar a funcionar a partir do dia 13 de junho. Assim como restaurantes. Bares, eventos, escolas, clubes e academias estão previstos para serem abertos somente em agosto.
Essas novas aberturas estão condicionadas, segundo a prefeitura, aos dados de infecção em Goiás.