Impasse sobre pagamentos deixa UPA de Goiânia sem limpeza

SMS de Goiânia disse que pagamento está em dias e que já notificou a empresa

A suposta falta de pagamento de salários de profissionais de limpeza compromete o atendimento em unidade de saúde de Goiânia. Imagens mostram que este é o caso na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Paulo de Siqueira Garcia, também conhecida como UPA Chácara do Governador. Sindicato confirma atrasos em salários, mas Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, responsável pelos repasses, diz que pagamentos estão em dia.

Conforme denúncia anônima recebida pelo Mais Goiás, os funcionários da empresa terceirizada que é responsável pelo serviço de limpeza na unidade estão em greve, pois não recebem salário há 2 meses. Imagens enviadas pelos denunciantes mostram que o local está em uma situação precária. Testemunha que não terá a identidade revelada afirma que o local está com a limpeza comprometida há uma semana, mas que a situação se agravou no último final de semana. 

Ainda conforme a denúncia, os colaboradores do setor de limpeza comparecem para o trabalho, porém não estariam executando as atividades. E com isso, o lixo está sem ser recolhimento em todas as áreas, como, por exemplo, nas enfermarias, nas salas de medicamentos, banheiros estão sujos e até mesmo a limpeza da sala vermelha estaria prejudicada. Higienizações também não estariam sendo realizadas e nem mesmo leitos dos pacientes estariam sendo desinfectados.

Impasse sobre pagamentos: sindicato afirma que limpeza tem pagamentos a receber; prefeitura nega

Em nota enviada ao Mais Goiás, o SEACONS (Sindicato dos Empregados nas Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Ambiental Coleta de Lixo e Similares do Estado de Goiás) confirmou que os empregados da empresa LOC SERVICE, lotados em diversos postos de serviços de unidades de saúde de Goiânia, estão com salários em atraso. No entanto, durante o período de paralisação, o movimento observa o percentual de 30% (trinta por cento) de servidores no exercício das atividades, estabelecendo-se, para tanto, sistema de rodízio entre os trabalhadores.

SMS de Goiânia disse que pagamento está em dias

Ao Mais Goiás a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia disse que o pagamento para a Loc-Service está rigorosamente em dia. A última nota emitida pela empresa foi no dia 5/11 e como previsto em contrato, a secretaria tem até 30 dias para efetuar o pagamento, portanto até 4/12. Da nota, parte é paga para a empresa e parte é debitada para a justiça trabalhista por conta de penhoras. Por isso, no Portal da Transparência aparecem um valor maior que é o pago para a Loc-Service e vários menores que são referentes às penhoras trabalhistas. 

A secretaria disse ainda que a empresa já foi notificada diversas vezes para que regularize os serviços. A última notificação ocorreu na sexta-feira (22/11). A cópia da notificação está em anexo. 

Nota na íntegra – SEACONS

A par de cordialmente cumprimenta-la, o Sindicato dos Empregados nas Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Ambiental Coleta de Lixo e Similares do Estado de Goiás – SEACONS, vem por meio deste, esclarecer o segue:

Os empregados da empresa LOC SERVICE, lotados nos postos de serviço: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA, CROF, CAIS FINSOCIAL, CAIS NOVO MUNDO, CAIS VILA NOVA, CAIS CHÁCARA DO GOVERNADOR, CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA – CRDT, CAPS ÁGUA VIVA, CAIS BAIRRO GOIÁ, PRONTO SOCORRO PSIQUIÁTRICO WASSILY CHUC, UPA JARDIM ITAIPÚ, UBSF VILLE DE FRANCE, CAIS AMENDOEIRAS, CSF SÃO JUDAS, CSF ANDREIA CRISTINA, PSF ORLANDO DE MORAIS, CSF ANTÔNIO CARLOS PIRES, CSF ANA CLARA, CSF JOSÉ DO EGIDIO MARTINS – VILA UNIÃO, CIAMS NOVO HORIZONTE, AMBULATÓRIO MUNICIPAL DE PSIQUIATRIA, CENTRO DE SAÚDE ESPLANADA DO ANICUNS, CSF MADRE GERMANA II, CIAMS JARDIM AMÉRICA, CSF SÃO FRANCISCO, PSF BOA VISTA, PSF HORTÊNCIA MENDONÇA – VILA REDENÇÃO, PSF VILA PEDROSO, CENTRO DE SAÚDE PARQUE AMAZÔNIA, CIAMS PEDRO LUDOVICO, UPA JARDIM AMÉRICA, PSF VILA REGINA, CSF JARDIM CURITIBA, CENTRO DE CULTURA E CONVIVÊNCIA CUCA FRESCA, UNIDADE ALTO DO VALE, PSF MULTIRAMA, CRASPI – CENTRO DE REFERÊNCIA EM ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA, CAIS CAMPINAS, CSF LESTE UNIVERSITÁRIO, USF VALÉRIA APARECIDA, PSF SÃO CARLOS, SVO- SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITO, CAIS URIAS MAGALHÃES, UBS BALNEÁRIO MEIA PONTE, DISTRITO SANITÁRIO SUDOESTE, PSF GOIÂNIA VIVA, PSF JOÃO BRAZ, DISTRITO SANITÁRIO LESTE, CAIS CÂNDIDA MORAIS, PSF BARRAVENTO, ARQUIVO DA SAÚDE (VILA REDENÇÃO), UPA NOROESTE, DISTRITO SANITÁRIO NOROESTE, CSF VILA MULTIRÃO, PSD PERIM, PSF SANTA HELENA, PSF JARDIM PRIMAVERA, PSF BUENA VISTA, PSF VERA CRUZ, PSF VILA MAUÁ, UBS BRISA DA MATA, PSF MORADA DO SOL, FARMÁCIA DE INSUMOS (Vila Viana), CENTRO DE ZOONOSES DE GOIÂNIA e PSF ESTRELA DALVA, não receberam o salário referente ao mês de outubro/2024, estando a empresa em desconformidade com o que dispõe a cláusula 5ª da CCT 2024/2025.

À vista disto, é salutar informar que diante do atraso mencionado acima, o SEACONS notificou o tomador de serviços (Prefeitura Municipal de Goiânia) e a empresa terceirizada LOC SERVICE a fim de que regularizassem o pagamento.

Informamos ainda através do ofício encaminhado, que seria iniciada uma paralisação dos serviços prestados pelos trabalhadores da empresa em questão, se no prazo de 48 horas após o recebimento dos ofícios, se as verbas não fossem devidamente quitadas.

No entanto, durante o período de paralisação é observado o percentual de 30% (trinta por cento) de servidores no exercício das atividades, estabelecendo-se, para tanto, sistema de rodízio entre os grevistas.

Ocorre que até o presente momento essa Entidade Sindical não obteve nenhuma resposta, seja por parte da empresa LOC SERVICE ou pelo tomador de serviços.

Por fim, informamos que o caso está sendo acompanhado de perto, bem como, estamos à disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários”.