QUEIMADAS

Incêndio atinge vegetação da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso; chamas foram controladas

Um incêndio, que teve início neste domingo (25), atingiu parte da vegetação do Parque Nacional…

Um incêndio, que teve início neste domingo (25), atingiu parte da vegetação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, no Nordeste de Goiás, mas já foi contido. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que cerca de 30 brigadistas trabalharam no combate ao fogo, que foi extinto na manhã desta terça-feira (27).

Em nota enviada ao Mais Goiás, o ICMBio revelou que o fogo estava em uma região de difícil acesso. Por isso, não foi necessário fechar o parque, já que as chamas não representavam risco para os visitantes ou ameaças aos atrativos e propriedades da região.

Segundo o texto, participaram do combate: brigadistas do ICMBio e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama), de Alto Paraíso e Cavalcante. O instituto ressaltou que ainda não foi informado sobre o total da área atingida e sobre o que motivou os focos na região até a tarde desta terça-feira. A reportagem aguarda retorno sobre as referidas informações.

Incêndios em 2021, em Goiás

O Corpo de Bombeiros de Goiás registrou um aumento de 16% no número de incêndios florestais durante o primeiro semestre de 2021 em comparação ao ano passado. Segundo os dados divulgados na última segunda-feira (5), de janeiro a junho deste ano os militares atenderam 2.502 queimadas em vegetações e culturas agrícolas em toda a extensão do território goiano. O número é superior aos primeiros seis meses de 2020, em que a marca registrada foi de 2.156 incêndios.

De acordo com os bombeiros, durante o ano passado, foram atendidas 10.311 ocorrências de queimadas no Cerrado, número bateu um recorde histórico. Porém, caso os índices continuem subindo, o recorde de 2020 será superado com tranquilidade neste ano. O avanço dos incêndios no Cerrado geram preocupação entre a corporação e aos órgãos de proteção ambiental.

Parque Nacional das Emas

O incêndio no Parque das Emas teve início no fim da tarde do dia 9 de julho, depois que funcionários do parque construíam um aceiro e perderam o controle do fogo. Segundo o ICMBio, estima-se que aproximadamente 30 mil hectares de vegetação do Cerrado foram destruídas pelas chamas, o que corresponde a quase 43 mil campos de futebol.

O incêndio foi controlado após quase cinco dias de combate, em 13 de julho. O lugar, que tem como bioma predominante o Cerrado, tem quase 133 mil hectares, que estão distribuídos entre os municípios de Chapadão do Céu, Mineiros e Serranópolis.

Suspeito de roubar turistas em Alto Paraíso é preso em motel de Aparecida com 8,4 mil euros; leia.