Incêndio em vegetação de lote baldio atinge casa em Pirenópolis
Chamas se alastraram com facilidade e acabaram atingindo uma casa, que estava inabitada
O Corpo de Bombeiros controlou incêndio na vegetação de um lote baldio, na cidade de Pirenópolis, interior de Goiás. Segundo a corporação, as chamas se alastraram com facilidade e acabaram atingindo uma casa, que estava inabitada. O caso ocorreu na tarde de domingo (22) e ninguém ficou ferido.
A guarnição foi acionada e ao chegar no local identificou as altas chamas, que já tinham atingido o madeiramento do telhado da parte da frente da casa.
“De maneira rápida, foram montadas três mangueiras, conseguindo extinguir o fogo, protegendo a casa e o restante do terreno”, informou a corporação. Como o local não estava sendo ocupado, ninguém se feriu. A equipe não soube informar o que iniciou o incêndio.
Incêndio em vegetação de lote baldio são comuns
Durante o primeiro semestre de 2021, houve um aumento de 16% no número de incêndios florestais e em vegetações em comparação ao ano passado. De janeiro à junho deste ano os militares atenderam 2.502 queimadas em toda a extensão do território goiano. O número é superior aos primeiros seis meses de 2020, em que a marca registrada foi de 2.156 incêndios.
Ao Mais Goiás, os bombeiros afirmaram que vêm apostando em atividades educativas para conscientizar a população e evitar a utilização de fogo para a limpeza de lotes baldios nas cidades e manejo de pastagens nas zonas rurais. Além disso, tem utilizado drones para monitorar possíveis focos de incêndio.
“A mudança cultural em relação ao uso do fogo é fundamental para reduzirmos as estatísticas negativas”, afirmou em nota.
*Larissa Feitosa compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira.