Incêndio na Chapada chega ao Parque Estadual e consome 5 mil hectares
Incêndio na Chapada dos Veadeiros teve início em 12 de setembro e dura até hoje
O incêndio na Chapada dos Veadeiros, que afeta a região desde o dia 12 de setembro, chegou ao Parque Estadual na noite da última segunda-feira (20) e, até o momento, já consumiu cinco mil hectares da área. De acordo com o coordenador Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMbio, João Morita, o fogo adentrou o parque por dois pontos específicos, mas que não apresentam risco para as áreas de visitação e os turistas.
Ao Mais Goiás, Morita informou que o fogo, que até então consumia as regiões de preservação em volta do Parque Estadual da Chapada dos Veadeiros, começou pela região da Fazenda Cascata e Ponte de Pedra. Essas regiões estão a 60 e 40 quilômetros distantes dos pontos de visitação do Parque, respectivamente. Portanto, não oferecem risco aos visitantes.
“Não é necessário nenhum fechamento [do parque], porque está muito longe dos turistas. Se isso mudar, avisaremos”, disse o coordenador. De acordo com a Sociparques, que administra o Parque Estadual, as visitações seguem funcionando normalmente.
Efetivo de combate ao incêndio na Chapada vai aumentar
De acordo com João Morita, 170 pessoas estão envolvidas no combate ao fogo neste momento, entre bombeiros, brigadistas do ICMBio e voluntários. Amanhã, quarta-feira (22), o efetivo deve aumentar para 190.
Até o último domingo (19), o fogo já havia destruído mais de 18 mil hectares de vegetação na região ao redor do Parque. E desde ontem, mais cinco mil hectares – esses na parte interna do parque – foram consumidos.