Incêndio

Incêndio na Chapada dos Veadeiros está controlado e próximo de ser extinto

Força tarefa de 211 pessoas permaneceu por cerca de dez dias no Parque

O Incêndio que atingiu o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é considerado controlado e próximo de ser extinto. Equipes do Corpo de Bombeiros já estão em fase de desmobilização. De acordo com o capitão Nery, as equipes vão monitorar a região para garantir que não haja novos focos.

Ainda segundo o capitão, os 26 bombeiros do Distrito Federal já deixaram a região e os 27 homens do Corpo de Bombeiros de Goiás permanecerão no local até terça-feira (31) para monitorar a região. “O incêndio foi controlado e está chovendo na região, por isso a chance de novos focos é pequena”, explicou.

Além dos bombeiros de Goiás e do Distrito Federal, brigadistas do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários formaram uma frente de trabalho de 211 pessoas que atuou por cerca de dez dias na região, apagando o fogo que se iniciou no dia 10 de outubro e chegou a ser extinto, mas novos focos surgiram.

O chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Fernando Tatagiba, afirmou que ainda não há segurança em afirmar que o incêndio foi extinto, mas que nesta segunda (30) ou terça-feira (31), equipes devem sobrevoar a área e estimar se o fogo foi completamente combatido.

Ainda segundo Fernando, na tarde de ontem (29), houve um princípio de reignição de um foco no pé da Serra de Santana, no Norte do Parque. No entanto, brigadistas conseguiram conter as chamas e evitar que se espalhassem.

Além dos brigadistas do ICMBio e do Ibama, dois aviões tanque estão à disposição do Parque caso algum foco saia do controle. Fernando ressalta que a chuva ajudou muito o trabalho das equipes e regularizou a situação na Chapada dos Veadeiros.

Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo