Incêndio na região da Chapada dos Veadeiros está controlado, dizem bombeiros
Voluntários da Rede Contra o Fogo e bombeiros trabalham agora no monitoramento e rescaldo da área
O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio na Serra do Paranã, no município de São João d’Aliança, na região da Chapada dos Veadeiros, foi controlado durante a madrugada desta quinta-feira (15). Brigadistas voluntários da Rede Contra o Fogo e bombeiros miliares trabalham agora na parte de monitoramento e rescaldo, para que não ocorra a reignição das chamas.
Segundo os voluntários, o fogo se iniciou no fim da tarde de segunda-feira (12) e, inicialmente, estimava-se que pelo menos 400 hectares haviam sido destruídos. No entanto, de acordo com a Defesa Civil, foram constatados 315 hectares atingidos pelo incêndio. Ambas as equipes não souberam informar se as chamas tiveram início de forma espontânea ou por ação criminosa.
O voluntário Amilton Sá relata que, durante a madrugada, parte de um local que já havia sido controlado voltou a registrar chamas. “A situação agora está controlada. Tem uns pequenos pedaços que reacenderam, mas está caminhando para o controle. É uma situação comum de acontecer devido à vegetação. “, explicou.
De acordo com os bombeiros, dois focos que ainda restavam já foram extintos. Segundo a corporação, a Serra fica em um local extremamente íngreme e com muita pedra, o que dificultou o trabalho dos bombeiros e voluntários.
Ao Mais Goiás, o diretor do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Luís Henrique Neves, informou que dentro do parque não houve registro de incêndio. “Estava a dezenas de quilômetros do parque. O incêndio é na região do Parque, mas não dentro dele”, explicou.