Incêndio na Serra Dourada foi causado por raio, diz Semad
Fogo já consumiu 4 mil hectares do Parque Estadual Serra Dourada. Combate já dura 6 dias
O incêndio que consome uma área vegetação do Parque Estadual da Serra Dourada, cidade de Goiás, foi provocado por um raio. A informação é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). No momento, equipes do Corpo de Bombeiros (CBMGO) com brigadas voluntárias continua com objetivo de frear o avanço das labaredas.
Segundo a Secretaria, o fogo começou quando um raio atingiu o topo da Serra Dourada. O local é inacessível para pessoas. Até o momento, o fogo já destruí 4 mil hectares de área preservada.
Segundo informações do CBMGO, o fogo que se alastrava no Morro das Lajes, próximo ao centro histórico da cidade de Goiás, já foi controlado. Os trabalhos, porém, seguem em duas frentes diferentes: no Morro da Índia e no Morro das Lajes, fazendo o rescaldo do fogo que foi controlado.
Incêndio na Serra Dourada: combatentes tentam proteger fazendas
Segundo o Tenente-Coronel Warley Martins, do Corpo de Bombeiros de Goiás, em outra região no Parque da Serra Dourada, bombeiros estão trabalhando de forma integrada com brigadas da Semad. “Nessa região, nosso principal objetivo é proteger as fazendas locais, as unidades de conservação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e, lógicamente, minimizar os danos causados pelo incêndio na flora e na fauna da região”, afirma o tenente.
Hoje, 41 bombeiros trabalham no combate ao fogo. Na última quinta-feira (3/10), 50 pessoas tentavam apagar o incêndio de grandes proporções. Ainda, segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram no último domingo (29/9) e existe grande dificuldade em controlar as chamas, que ocorrem em locais de difícil acesso, com morros, serras, grotas e paredões.
Bombeiros e voluntários combatem o fogo
O combate ao incêndio tem mobilizado vários atores. Equipes compostas por militares dos quartéis da região, força-tarefa da capital e os componentes do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF) atuam no combate. Além de bombeiros, brigadistas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semad), fazendeiros e voluntários também reforçam a iniciativa.
Parque Estadual da Serra Dourada
O Parque Estadual da Serra Dourada (PESD) está localizado nos municípios de Cidade de Goiás, Mossâmedes e Buriti de Goiás. Localizado a 131 km de Goiânia, o parque conta com área aproximada de 30.000 (trinta mil) hectares.
O PESD é uma área de preservação que possui vários atrativos e pontos de beleza cênica como cachoeiras, afloramentos rochosos e diversidade de cobertura vegetal e faunística, constituindo-se como um verdadeiro patrimônio ecológico para o Estado de Goiás.