Incêndio no Parque das Emas já destruiu o que corresponde a 43 mil campos de futebol
Informação dos bombeiros é de que o fogo já consumiu 30 mil hectares de vegetação
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás informou há pouco que o incêndio no Parque Nacional das Emas, no município de Chapadão do Céu, já atingiu 30 mil hectares – o que corresponde a quase 43 mil campos de futebol.
Em um dia, o fogo avançou praticamente 10 mil hectares.
A operação (batizada como Cerrado Vivo) para debelar as chamas mobiliza 31 bombeiros de Goiás, 15 do Mato Grosso do sul e 51 brigadistas do ICMBio desde a madrugada do dia 11. A força-tarefa conta com o apoio de fazendeiros locais, que enviaram caminhões-pipa. Até ontem, haviam sido utilizados mais de 30 mil litros de água.
Havia quatro frentes principais do incêndio. Duas foram controladas. No momento, os bombeiros e brigadistas concentram esforços no combate a focos remanescentes que ficam perto do rio Formoso para evitar que o fogo ultrapasse um aceiro (área próxima às cercas em que a vegetação é propositadamente destruída para evitar que chamas se alastrem) negro e atinja a região leste do parque e realizar monitoramento das áreas já debeladas para que não haja reignição com linhas de fogo ainda maiores.
O incêndio começou porque funcionários do parque construíam um aceiro e perderam o controle do fogo.