EM CHAMAS

Incêndio no Parque Serra Dourada é controlado após quase uma semana

Após quase uma semana, o incêndio no Parque Serra Dourada foi controlado. As chamas tiveram…

Após quase uma semana, o incêndio no Parque Serra Dourada foi controlado. As chamas tiveram início no último sábado (15) e chegaram a atingir cerca de 3,5 km na Unidade de Conservação. Na quinta-feira (20), porém, os focos de queimada foram reduzidos para aproximadamente 400 metros. Expectativa é que o fogo seja completamente extinto nesta sexta-feira (21). As informações são da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O incêndio teria começado na divisa entre os municípios de Goiás e Mossâmedes. Segundo expõe o diretor da Unidade de Conservação, Maurício da Veiga Jácomo, cerca de de 20 homens do Corpo de Bombeiros trabalharam, durante toda a semana, para controlar o fogo na região.

Por conta do clima seco, baixa umidade, velocidade do vento e relevo montanhoso –, as equipes tiveram dificuldade em combater as chamas. Em razão disso, desde a última quarta-feira (19) brigadistas da Organização Não Governamental (ONG) Aliança da Terra, que presta serviços no Parque Estadual de Caldas Novas (PESCaN), passaram a auxiliar na operação.

Os trabalhos foram iniciados por volta de 13h daquele dia e seguiram até a madrugada de quinta-feira (20). De acordo com informações do diretor do PESCaN, Maurício Vianna Tambellini, a expectativa é que tudo se encerre nesta sexta-feira (21).

“Como os brigadistas estão em campo, sem sinal de celular, ainda não temos atualização do cenário. Mas esperamos receber boas notícias”, destacou.