GOIÂNIA

Incêndio no viaduto da 85: liberação total do trânsito só ocorrerá após laudo pronto

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) informou, na tarde desta sexta-feira (15), que o trânsito…

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) informou, na tarde desta sexta-feira (15), que o trânsito na alça superior (ou seja, na parte de cima) do viaduto localizado entre as avenidas T-63 e 85, atingido por um incêndio de madrugada, está totalmente interditado. Também foi interditada a parte inferior, na rotatória da avenida 85 com a S-1, sentido Centro-Serrinha.

Está liberado o trânsito na parte inferior do viaduto, para quem desce a Avenida 85 no sentido Serrinha-Centro, bem como na Avenida T-63, sentido Pedro Ludovico e Praça da Nova Suíça, com trânsito fluindo normalmente. O tráfego total das vias, bem como sobre o viaduto, só será liberado após emissão de laudo pericial.

Durante este período, agentes de trânsito permanecerão no local para orientação aos motoristas. O secretário municipal de Mobilidade, Horário Mello, destaca, também, o uso de aplicativos para direcionamento de trânsito. “O Waze, por exemplo, teve os mapas atualizados logo na madrugada. São ferramentas que apontam, em tempo real, o fluxo das vias na região”.

Avaliação preliminar

O prefeito Rogério Cruz acompanhou, na manhã desta sexta-feira (15), os trabalhos de avaliação na estrutura do viaduto João Alves de Queiroz,onde houve incêndio. Após conversas com equipe técnica responsável pela perícia, bem como especialistas em engenharia, ele afirmou que avaliações preliminares não indicam danos à estrutura do complexo.

O incêndio nas placas teve início durante a madrugada desta sexta-feira. Imediatamente, equipes da Defesa Civil e Polícia Civil foram acionadas para identificar causas e materiais que possam ter gerado o fogo. As primeiras medidas se concentraram, também, na interdição parcial do trânsito para preservar a segurança de pedestres e motoristas.

Cruz pontuou que a maior preocupação, no momento, é garantir segurança aos usuários, “por isso, aguardamos o relatório concreto que aponte o estado real das estruturas”. A previsão é de que a análise completa seja concluída neste final de semana e, a partir daí, equipes técnicas procederão com a liberação de tráfego, se houver segurança.

Fim das placas metálicas

Na visita que fez, o prefeito determinou a remoção das placas metálicas de revestimento e a substituição delas por obras de arte urbana.

Dois viadutos recém-inaugurados, nas avenidas Jamel Cecílio e Perimetral, já são ornados com grafites. Quem faz a gestão das parcerias com artistas é a Secretaria Municipal de Cultura.

O coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Ricardo Barbosa Ferreira, considera acertada a decisão de se retirar as placas de material de alumínio composto (ACM) do viaduto João Alves de Queiroz.

“A prefeitura já sinalizou que vai rever a instalação desse ACM. Ele não contribui do ponto de vista da segurança, atrapalha a durabilidade e a funcionalidade fica comprometida. Hoje, muito em função do desempenho do ACM, o viaduto está interditado, ou seja, a funcionalidade dele para a população não é cumprida”, disse Ricardo.