Mesmo com todas as campanhas de conscientização e aumento no rigor das fiscalizações, ainda sobra imprudência no trânsito de Goiânia. É o que comprova o levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), com dados relativos a 2015, demonstrando que houve aumento de 38% no número de infrações em relação ao ano anterior.
No total, foram 140 mil irregularidades flagradas no ano passado. As mais registradas foram o estacionamento em local ou horário de estacionamento e parada proibidos, com 20,5 mil ocorrências (correspondendo a 14,7% do total), o estacionamento em calçadas (14,8 mil, ou 10,6%) e a direção de veículos fazendo uso do celular (11,7 mil, ou 8,3%).
O secretário da SMT, Andrey Azeredo acredita que o aumento no percentual de autuações quando comparado ao ano de 2014, em que foram autuados 87.538 veículos, se deve a várias frentes de ações de fiscalização realizadas durante o ano passado. “Os agentes de trânsito trabalharam incansavelmente todos os dias do ano não somente para autuar veículos, mas para aplicar com rigor o Código de Trânsito Brasileiro para quem atrapalha e, principalmente, causa transtornos no trânsito com alto risco de causar acidentes”.
Os equipamentos eletrônicos tiveram grande participação no total de flagrantes. Os registros de excesso de velocidade pelos radares estáticos somaram mais de 90 mil, enquanto os 202 radares fixos da capital registraram 400 mil irregularidades. A maioria dos flagrantes são de condutores que trafegam acima da velocidade permitida em até 20%.