MOBILIDADE

Infrações de trânsito em Aparecida (GO) aumentam 144% após fim de medidas contra Covid

As infrações de trânsito aumentaram mais de 144% no primeiro semestre de 2022, quando comparadas…

As infrações de trânsito aumentaram mais de 144% no primeiro semestre de 2022, quando comparadas ao mesmo período de 2021. Esse aumento pode ser atribuído ao fim das restrições de circulação impostas para combate à Covid-19, o que aumentou o volume de veículos nas ruas. O levantamento é da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTA).

O órgão de fiscalização registrou, de janeiro até junho de 2022, 42.569 autos de infração. No ano passado, no mesmo período, haviam sido 17.436 autos. O que dá um aumento de 144.14% entre um ano e outro.

O aumento é também maior quando comparado com 2020, quando teve início as medidas de restrição para combate à Covid-19. Naquele ano foram 40.875 autos registrados de janeiro a junho. É bom lembrar que Aparecida decretou situação de emergência no dia 17 de março de 2020. Depois passou a utilizar modelo de escalonamento por macrozonas.

Segundo o órgão de fiscalização de Aparecida, as infrações mais cometidas pelos motoristas aparecidenses são:
1 – Estacionamento irregular
2 – Falta de uso do cinto de segurança
3 – Uso do celular na direção

Todas as infrações são consideradas graves e gravíssimas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Ruas

As vias com maior número de infrações em Aparecida de Goiânia são a Avenida Rio verde, a Avenida São Paulo e Avenida Independência. Justamente as com maior fluxo de trânsito da cidade da Região Metropolitana.

Uma dessas infrações de trânsito gerou um acidente no início de maio, quando um motociclista morreu após ser atingido por um veículo na esquina das ruas Estibitina com Rua Andalusita, no setor Pontal Sul. De acordo com a Polícia Militar (PM), o condutor do carro atravessou a via sem respeitar a sinalização obrigatória e atingiu a moto.

Ações

O secretário executivo de mobilidade e trânsito de Aparecida, Sérgio Carvalho, aponta que a pasta realiza campanhas para conscientização na tentativa de reduzir o número de infrações na cidade e, em último, caso a penalização dos motoristas.

“Melhorando também a parte semafórica e sinalização da cidade para que seja reduzido o número de infrações do município”, complementa o secretário.

(Fonte: SMTA)