Iniciativa capacita jovens para o mercado de trabalho em Anápolis
Capacitar e ajudar jovens carentes para o mercado de trabalho. Essa é a ideia do…
Capacitar e ajudar jovens carentes para o mercado de trabalho. Essa é a ideia do Projeto Jovem Aprendiz Integrar. O projeto atende crianças e adolescentes partir dos 12 anos de idade no Bairro Vivian Parque, em Anápolis, com a realização de cursos que auxiliem o ingresso no mercado de trabalho.
A ideia foi concebida no final de 2019 e forma turmas de 15 pessoas para ministrar cursos de capacitação profissional. A aulas acontecem uma vez por semana e tem a duração de seis meses. Depois disso, o projeto indica os alunos para empresas interessadas em contratar.
A iniciativa também oferece oportunidade para as mães e pais dos estudantes com orientações para currículo e preparações para entrevistas de emprego. Além disso, sai em busca de bolsas de estudos e cestas básicas para as famílias.
Alana de Almeida é professora e uma das idealizadoras do projeto, afirma que o projeto ainda está no início, mas que já transformou a vida de algumas pessoas. “Nossos alunos são extremamente humildes. Muitos passam necessidade de ter o que comer, vem de famílias desestruturadas. Crianças e adolescentes que moram em barracos de lona de invasão, que sofrem com uso de drogas e que já cometeram crimes”, conta Alana.
“Um dos nossos alunos passou a infância em um orfanato”, disse a professora Os pais morreram, vítimas das drogas e crimes. Ele mora com uma tia que não o queria e acabou entrando para o tráfico. Mas com a ajuda da ONG, que tem o projeto do esporte, e com nossa orientação para o mercado de trabalho, ele agora é uma nova pessoa. Tem suas responsabilidades, sonhos grandes. O que faltava era apenas oportunidade”.
Projeto em expansão
Apesar de novo, o Integrar já está em expansão e pretender atender crianças e adolescentes nos municípios de Rianápolis, Ceres e Ipiranga de Goiás, com aulas ministradas pela internet. Além disso, está prevista a instalação de um laboratório de informática para os alunos em Anápolis.
O projeto sobrevive de doações e de ajuda da comunidade. “Nós não temos a ajuda de ninguém, apenas das famílias”, afirmou a idealizadora. “Precisamos de ajuda para adquirir de vários tipos de materiais, como kits escolares, cadeiras com apoio de braço, data show e computadores em boas condições de uso”.
Os interessados podem ajudar procurando a ONG Amor ao Próximo, local onde o projeto ministra suas aulas. Pessoas interessadas em participar ou ajudar do projeto podem entrar em contato pelos telefones (62) 99318-9789 e 99277-2107