Início da Campanha da Fraternidade marca começo da Quaresma
Ação visa incentivar a solidariedade e promover valorização da vida
Foi lançada nesta Quarta-feira de Cinzas (26), a Campanha da Fraternidade 2020. O tema deste ano é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”. O lema é baseado em passagem bíblica do evangelho de Jesus segundo Lucas: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, consta no trecho Lc 10,33-34, que trata do Bom Samaritano. O início da campanha também marca o começo da Quaresma.
Segundo a Igreja Católica, a Quaresma, tem um caráter de penitência e de conversão de vida. Durante os próximos 40 dias, até a celebração da Páscoa, os fiéis da igreja são levados a exercícios físico-espirituais como: jejum, esmola e oração. A Campanha da Fraternidade está ligada à Quaresma, pois há um convite para que os fiéis sejam “mais fraternos, mais irmãos e irmãs”.
“Nós estamos vivendo novamente o tempo da Quaresma e, como é costume na Igreja do Brasil [Católica] é proposto um tema, uma realidade para refletirmos, em vista da conversão, da mudança pessoal e da transformação da sociedade, que todos os cristãos, como bons cidadãos, devem realizar. O tema da campanha está relacionado à vida humana, como é menosprezada, destruída, ameaçada e vendo essa realidade, todos são convocados a fazer alguma coisa”, explicou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes.
O clérigo destaca que a campanha deste ano convida as pessoas a terem uma atitude diferente daquilo que ameaça a vida humana e ações concretas para atender o próximo, com atividades junto a pessoas em situação de risco, por exemplo. O religioso espera e deseja que não somente os cristãos, mas as pessoas de boa vontade se envolvam no tema. Para ele, a vida existe para ser acolhida.