Meteorologia

Umidade relativa do ar chega a 9% em Goiânia, diz Inmet

Esta terça-feira (29) foi o dia mais seco e mais quente do ano

A umidade do ar em Goiânia chegou a 9% nesta terça-feira (29). Hoje foi considerado o dia mais seco do ano na Capital.

Ano passado a menor umidade relativa do ar registrada foi de 11%. Segundo a chefe de meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabete Alves Ferreira, Goiânia está em estado de emergência.

“A massa de ar seco é comum neste período. A capital goiana apresentou umidade relativa do ar abaixo de 12%, enquanto outras regiões estão em estado de alerta, mas com umidade relativa do ar entre 12 e 20%”, explicou.

Nesta época do ano recomenda-se tomar bastante água, além de não praticar atividade física nas escolas no período vespertino. É essencial tomar cuidado com queimadas, pois o fogo se alastra mais rápido.

Em Luziânia, a umidade relativa do ar chegou a 8% e não há previsão de chuva para os próximos dias. “Tanto na capital quanto em os outros municípios deve chover apenas na segunda quinzena de setembro”, disse a meteorologista.

Goiânia completou 98 dias sem chuva. O período seco deve durar até a primeira quinzena de outubro. Isso acontece devido à circulação de alta pressão. Esse fenômeno inibe a chegada de frentes frias na região, devido à massa de ar seco que fica na superfície.

A massa de ar seco atinge uma grande região no Brasil. Além de Goiás, estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e a região da Bahia, que faz divisa com o município de Posse (GO) também sofrem com a falta de chuva.

 

*Juliana França é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo