Instituto dos servidores de Goiânia discute impasse com hospitais conveniados
O presidente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de…
O presidente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas), Adriano Franco Valotto, se reúne com a diretoria da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), nesta sexta-feira (12), às 10h. O assunto é a suspensão dos atendimentos aos usuários do Imas pelas unidades de saúde associadas à Ahpaceg. A informação é da própria associação.
O encontro foi definido após a associação informar que iria suspender gradualmente o atendimento aos usuários do Imas, a partir desta quinta (11), por causa de decisões recentes do órgão. Entre elas, a Ahpaceg cita a definição unilateral e sem comunicado prévio de cotas de pacientes, o que caracteriza, segundo a representante dos hospitais privados, uma clara violação do contrato firmado com os prestadores de serviços de saúde.
Além disso, a associação afirma que o Imas limitou o número de pacientes que pode ser atendido. “E o corte de pagamento quando as cotas estabelecidas unilateralmente são extrapoladas para o atendimento aos usuários colocam em sério risco o equilíbrio financeiro das instituições de saúde, inviabilizando a continuidade da assistência a quem depende do instituto”, informou em nota.
Ainda de acordo com a representante, se nada mudar após o encontro, o corte ocorrerá conforme a capacidade de atendimento de cada instituição, podendo chegar à suspensão total em algumas delas.
Por meio de nota, o Imas declarou que não tinha sido informado oficialmente de nenhuma decisão por parte da Ahpaceg. “O instituto lembra ainda que está aberto ao diálogo com todos os prestadores de serviços (sendo sindicatos, associações, cooperativas, pessoas jurídicas e físicas em geral), com o objetivo de resolver as demandas existentes entre órgão, beneficiário e prestadores.” O portal não conseguiu confirmar o encontro de sexta com a assessoria do instituto.
Atualmente, a Ahpaceg possui 28 hospitais e instituições de saúde associadas em Goiânia. Contudo, as que atendem pelo Imas: CDI, Cebrom, Clínica da Imagem, Clínica São Camilo, Clínica São Marcelo, CRD Medicina Diagnóstica, Hemolabor, Hospital Infantil de Campinas, Hospital Ortopédico de Goiânia, Hospital Premium, Hospital Santa Bárbara, Hospital Santa Mônica, Hospital da Visão e Instituto Panamericano da Visão. Apesar de localizado em Aparecida, o Santa Mônica também entra na lista.