BOA NOTÍCIA

Internação de idosos com mais de 60 cai em Aparecida com avanço da vacinação

Maioria dos internados com Covid-19 em Aparecida hoje tem entre 39 e 59 anos

Vacinação em Aparecida de Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde mostra que já surtiu efeito a vacinação contra o coronavírus entre os idosos acima dos 60 anos em Aparecida de Goiânia. Nesta faixa, houve redução para 30% do total de internações na cidade no período pós-imunização. O número de óbito nesta faixa caiu 20% nesta mesma faixa.

Assim, a maioria das pessoas internadas com Covid-19 em Aparecida de Goiânia atualmente tem entre 39 e 59 anos. Esta faixa, considerada economicamente ativa, é responsável por 40% do total das internações no município da Região Metropolitana. A expectativa da pasta é que em no máximo em três meses haja queda nas internações e óbitos nesta faixa também, a exemplo dos idosos acima dos 60.

Segundo o superintendente de Regulação, Avaliação e Controle de Aparecida, Luciano de Moura, esses dados mostram que a vacinação tem eficácia e já surte efeito. Ele avalia que houve inversão em relação ao número de internações e óbitos entre a primeira e segunda onda da doença na cidade.

Inversão

Enquanto no ano passado, 70% das internações era de pessoas idosas, neste ano se inverteu e apenas 30% da faixa acima dos 60 anos são internados. Na prática, se trata de um efeito imediato na imunização completa da população desta faixa.

“Registramos ainda óbitos entre idosos, mas a redução é substancial. Essas mortes normalmente ocorreram quando ainda não havia a soroconversão, no intervalo entra a primeira e segunda dose, ou em pacientes com comorbidades e que acabaram se agravando com a Covid-19”, aponta.

Luciano de Moura avalia que a tendência é que com o avanço por idade, as taxas irem progressivamente diminuindo. A expectativa é que em no prazo de três até os 40 anos, que está em etapa de tomada de primeira dose atualmente, também tenha decréscimo nas internações.

“Isso mostra a importância da vacinação em massa. Temos resultados muito positivos com todas as vacinas. Os idosos, por exemplos, se vacinaram com a CoronaVac, assim como os profissionais de saúde, e registramos quedas substanciais de agravamento da doença nesses grupos. É preciso que toda a população se vacine”, alerta.