EMOÇÃO

Intérprete de libras traduz parto para pais surdos em Goiânia; vídeo

Gabriel Batista e Ligiane Souza são deficientes auditivos e tiveram o parto da primeira filha…

Gabriel Batista e Ligiane Souza são deficientes auditivos e tiveram o parto da primeira filha narrado pela intérprete de libras Lud Leides Silva. Tudo foi planejado para que o casal não perdesse os primeiros sons dos primeiros momentos de vida da filha. O parto aconteceu no dia 3 de junho, em Goiânia.

Por meio de sinais Ligiane e Gabriel sentiram a emoção de saber cada detalhe do que estava acontecendo durante o parto da filha. Lud registrou até o choro da bebê.

“A hora do parto foi a coisa mais incrível. O momento mais emocionante foi quando a Gabi nasceu e eu falei para a Ligiane e o Gabriel que ela chorava. Foi um turbilhão de emoções. Senti que estava dando o direito a uma mulher de sentir o que não deve ser negado a nenhuma mãe. Ela não ouviu a filha com os ouvidos, mas com o coração”, disse a intérprete.

Lud é amiga do casal, e ela auxiliou o casal desde a chegada ao hospital até a alta da mãe e da bebê.

Emoção

Os pais de primeira viagem disseram que com a ajuda da intérprete puderam se comunicar com a equipe médica, o que fez com que o parto se tornasse mais tranquilo.

Foi também com a ajuda da intérprete que Ligiane e Gabriel contaram a reportagem como foi a experiência de ouvir cada detalhe do parto da filha

“Eu estava na maca e a intérprete do meu lado, então ela me avisou ‘a Gabi vai nascer’. Eu olhei para ela e fiquei emocionada e muito feliz. Quando a vi a Gabi, chorei de emoção, foi um sentimento completamente diferente. Ela é perfeita”, disse Ligiane.

“Quando me aproximei e a vi, fiquei muito feliz, que emoção. Gratidão. Eu e minha esposa choramos por que ela é perfeita. Por causa da acessibilidade eu pude entender tudo claramente. Foi importante para que eu me sentisse segura, a médica não sabia libras mas, por causa da interpretação, me senti em paz, aliviada, segura e bem”, diz Gabriel.

Gabriela nasceu saudável e posteriormente poderá ser  intérprete dos pais, pois os exames apontaram que ela escuta perfeitamente.

*Com informações do Correio Braziliense