Investigações

Invasão de pista contrária foi a causa do acidente na BR-020, em Formosa

Laudo mostrou que o motorista do ônibus tentou voltar para sua pista mas não houve tempo suficiente

A invasão da pista contrária por parte do motorista de ônibus foi a causa do acidente na BR-020, em Formosa, conforme resultado de laudo do local, concluído nesta segunda-feira (26). A tragédia aconteceu por volta das 8h20 do último dia 15 e deixou nove mortos, inclusive o condutor do ônibus.

O delegado Janderson Bernardo da Silva, que está a cargo das investigações, explicou que o laudo mostra ainda que os sinais de frenagem do ônibus no asfalto significam que o condutor tentou retornar para sua faixa de tráfego, mas não houve tempo e ele colidiu frontalmente contra um caminhão que carregava adubo. Uma terceira carreta não conseguiu frear e bateu na traseira do ônibus da empresa Guanabara.

Além do laudo do local do acidente, o cadavérico também já foi concluído e está sob posse do delegado para análise. Janderson afirmou estar aguardando o resultado do exame de dosagem alcoólica que vai mostrar se o condutor do ônibus, Edson Lopes Lima, havia ingerido bebida antes de conduzir o veículo que transportava 43 passageiros.

O delegado aguarda o depoimento do motorista do caminhão de adubo que está no Paraná, para concluir o inquérito. “Eu ouvi um representante da Guanabara que me explicou sobre a escala do motorista. Ele pegou o ônibus por volta da 1h30 e o acidente aconteceu 8h20, próximo ao horário de descanso. A empresa informou que o motorista que revesaria não estava no ônibus, mas ia ser pego ao longo do trajeto no município de Bezerra, que não estava longe”, explica.

O motorista da carreta que colidiu na traseira do ônibus foi ouvido e liberado. Ele tinha um mandado de prisão aberto em seu nome por receptação e não possuía habilitação necessária para dirigir caminhões. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio do Núcleo de Comunicação do Distrito Federal, o condutor deveria ter habilitação do tipo E, mas possuía do tipo AB, o que permite conduzir veículos de passeio e motocicletas.