Reserva ameaçada

Invasão na Serra das Areias avança e preocupa população de Aparecida de Goiânia

Ocupação iniciada há seis dias aumentou e famílias estão instaladas em Área de Preservação Ambiental. Visitantes denunciam poluição e depredação

Na manhã do último sábado (29), diversas pessoas iniciaram uma invasão na Serra das Areias, localizada na região Sul de Aparecida de Goiânia. Inicialmente foram montadas tendas, mas já é possível observar barracos de lona no local. Leitores do Mais Goiás registraram muito lixo no lugar, que é a principal reserva ambiental do município.

A serra é visitada principalmente por ciclistas, os quais têm recebido ameaças. Um deles, que não quis ter o nome revelado, afirmou que, desde o início das instalações, a aglomeração “cresceu muito”. “Famílias inteiras estão fixadas, inclusive com crianças. Estão acampados na cabeceira de nascentes, poluindo bastante por lá. Há fezes espalhadas e muitas moscas. Estão descaracterizando totalmente um lugar tão bonito”, lamenta.

 

Serra está sendo poluída e depredada (Foto: leitor Mais Goiás)

Em vídeo registrado por visitante, é possível ver barracas já montadas no local:

No ano de 2012, 250 famílias invadiram a reserva e ficaram nove dias no local. Foi preciso a ação de equipes da Polícia Militar na retirada dos invasores, que posteriormente foram cadastradas na Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Os agentes precisaram fazer plantão para evitar novas invasões.

Respostas

De acordo com a comunicação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), um posto da guarda municipal e uma base de monitoramento da Polícia Militar (PM), em “em conjunto com outros departamentos, foram fixados no local e estão trabalhando para resolver o problema.

Em nota, a prefeitura de Aparecida de Goiânia comentou sobre o caso. Confira na íntegra:

“A Prefeitura por meio da Chefia da Casa Civil está realizando estudos para definir uma melhor solução para a retirada das famílias instaladas nas imediações da Serra das Areias, pois o local é uma Área de Preservação Ambiental e não é indicada para moradia. A administração ressalta ainda que uma reunião será realizada na próxima semana com representantes das Secretarias de Regulação Urbana e Meio Ambiente, Ministério Público e delegacias especializadas para tentar resolver o conflito de forma pacífica e ordeira, respeitando a Lei e os cidadãos”.

*Fabrício Moretti é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo