70 ANOS

Ipê mais antigo de Goiânia poderá ser tombado como patrimônio histórico da capital

Localizada em frente ao estacionamento do Parque Mutirama, espécie na cor amarela tem cerca de 70 anos

Ipê mais antigo de Goiânia poderá ser tombado como patrimônio histórico da capital (Foto: Prefeitura de Goiânia)

O Ipê amarelo considerado o primeiro de Goiânia está florido e poderá, em breve, ser tombado como patrimônio histórico da capital. A espécie é uma das últimas a florescer neste ano e tem idade estimada de 70 anos.

A árvore está localizada em frente ao estacionamento do Parque Mutirama, na Avenida Contorno, Setor Central. A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) destaca que quem quiser observar a espécie precisa se apressar, já que a florada dura somente cinco dias.

O ipê deverá ser tombado pela Câmara Municipal de Vereadores, após incentivo da Prefeitura de Goiânia. O processo já foi enviado para a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com um relatório da Amma justificando a proposta.

“Tombar o Ipê como patrimônio é reforçar a relevância ambiental e sociocultural de exemplares que fazem parte da história da cidade, garantindo, ainda, sua preservação”, defende o presidente da Amma, Luan Alves.

Além de Ipê, Gameleira tammbém já foi tombada

Goiânia já tem uma árvore tombada como patrimônio histórico. Trata-se da Gameleira da Avenida Goiás Norte com a Avenida Nerópolis, na Região Norte da capital. A árvore fica localizada no canteiro central por onde passará o Bus Rapid Transit (BRT).

A Gameleira foi tombada conforme a Lei Municipal nº 9.566, de maio de 2015, que declarou a árvore Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Goiânia.

Localizada em frente ao estacionamento do Parque Mutirama, espécie na cor amarela tem cerca de 70 anos
Localizada em frente ao estacionamento do Parque Mutirama, espécie na cor amarela tem cerca de 70 anos (Foto: Prefeitura de Goiânia)