COLETIVA

IPTU de Goiânia pode ser parcelado em 11 vezes e terá reajuste de 4,8%

Secretário de Finanças reforça importância de quitação: "Imposto que mantém a cidade"

IPTU Goiânia: prefeitura anuncia novidades como QR code para opções de pagamento
IPTU Goiânia: prefeitura anuncia novidades como QR code para opções de pagamento (Foto: Jucimar de Sousa)

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), apresentou em coletiva de imprensa, nesta manhã de terça-feira (7), as novidades do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do seu primeiro ano de gestão. Entre as novidades está o implemento de um QR code no documento para acesso direto ao cálculo detalhado e opções de pagamento.

Além disso, segundo o gestor, o IPTU poderá ser parcelado em até 11 vezes, com desconto de 10% na cota única. O índice de correção deste ano é de 4,87% (que pode aumentar em algumas circunstâncias, chegando até a 11,8%).

Secretário de Finanças, Valdivino de Oliveira confirmou as informações e informou que os carnês já serão colocados nos Correios nesta semana. “Também devemos abrir a central para as pessoas requererem a guia pela Internet, a partir da próxima semana. Os Correios também vão entregar a partir da próxima semana”, disse o secretário. Já sobre o IPTU Social de Goiânia, houve apenas a correção de 4,87%, como no tradicional, ele esclareceu.

Na ocasião, ele também informou que o número de contribuintes é de 571 mil no predial e cerca de 115 mil no Territorial, com lançamento total de R$ 1,3 bilhão. “É importante o contribuinte saber que esse é o imposto que mantém a cidade. 25% dele vai para a educação. Em torno de 24% vai para a saúde. 10% ou 15% para manter a cidade, tapa-buracos, transformar as ruas em ruas trafegáveis e o restante vai para a gestão da prefeitura, a limpeza urbana, essas coisas”, concluiu.