Itego de Aparecida de Goiânia deve receber unidade do Basileu França
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento de Goiás (SED), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo…
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento de Goiás (SED), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e integrantes da administração municipal discutiram na última quinta-feira (22), o projeto do Governo do Estado de implantar uma unidade do Centro de Educação em Artes Basileu França no recém inaugurado Itego Dr. Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia.
O projeto prevê a instalação de uma escola de artes nos moldes do Itego Basileu França e solicita apoio do Prefeitura de Aparecida de Goiânia, inicialmente, para viabilizar despesas de custeio com alunos, levando-se em conta a distância de localização do Itego Dr. Luiz Rassi.
O atendimento em Aparecida será focado no resgate e reinserção social de crianças e jovens de 8 a 18 anos, mas visando a formação profissional. Inicialmente, serão oferecidas 350 vagas, sendo 150 para música e 200 para balé e danças urbanas.
“Há pelo menos três anos iniciamos as conversações para trazer o Basileu para Aparecida, pois entre 20% e 30% dos alunos atendidos hoje pela instituição são de Aparecida, então será uma parceria bastante salutar e que complementará projetos voltados para a Cultura já existentes no município”, observou o superintendente municipal de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco.
Gustavo Mendanha propôs a integração das atividades do centro municipal de artes à grade já oferecida pelos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do município, que atualmente atendem cerca de 1,8 mil crianças e jovens de 5 a 17 anos, no contra turno escolar. “Se conseguirmos casar os dois projetos será o ideal, pois nos Centros temos as verbas destinadas ao custeio de transporte e alimentação e temos também a demanda”, avaliou o prefeito, que também fez um pedido de abertura de seleção de artistas locais, muitos inclusive com formação no Basileu França, para compor a equipe do centro de artes em Aparecida.
Itego Luiz Rassi
Construído com recursos do Ministério da Educação, por meio Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Governo de Goiás, o Itego Dr. Luiz Rassi recebeu investimentos de cerca de R$ 11 milhões.
A unidade, que integra a Rede Pública Estadual de Educação Profissional (Rede Itego) possui doze salas de aula, seis laboratórios, auditório, biblioteca, refeitório, área de convivência, quadra poliesportiva coberta e outros dois grandes laboratórios. Nela serão ofertados cursos técnicos e superiores. Um dos destaques é o curso técnico em Programação de Jogos Digitais, o primeiro a ser oferecido pela Rede.