INUSITADO

Jiboia de mais de um metro é resgatada próximo à plataforma do BRT, na Av. Goiás, em Goiânia

O animal, que não é peçonhento (não possui veneno), foi encontrado nas proximidades de uma mata

Uma jiboia de mais de um metro foi resgatada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), próximo a uma plataforma do BRT, na Avenida Goiás Norte. O caso aconteceu na terça-feira (7). O animal, que não é peçonhento (não possui veneno), foi encontrado nas proximidades de uma mata. Segundo agentes da pasta ambiental, o risco ao ser humano é mínimo.

“Quando chegamos ao local, a jiboia estava acuada bem rente à plataforma, que é próximo a uma área de mata. Como hoje foi um dia friozinho, isso pode ter ocasionado o fato de o animal ficar mais ativo e, provavelmente, ao sair para se alimentar, acabou andando mais”, explica Isabela Saddi, gerente de Proteção e Manejo da Flora e Fauna da Amma.

De acordo com a veterinária especializada em animais silvestres, o risco do animal para o ser humano é mínimo. No entanto, é preciso ter cuidado. “Assim como todo animal silvestre e até domésticos, a jiboia poderia morder, se fosse provocada. Portanto, a população nunca deve fazer o manejo de animal silvestre sem a presença de um profissional capacitado, e a soltura dos mesmos deve ser feita apenas por técnicos”, salienta.

https://uploads.maisgoias.com.br/2023/03/8dfb4857-whatsapp-video-2023-03-07-at-17.22.17.mp4

O presidente da Amma, Luan Alves, esclarece que, apesar de inusitada, a aparição do animal é natural. “Goiânia é uma capital arborizada. Os parques possuem muita fauna e flora, por se tratar de unidades de conservação, e, provavelmente, a jiboia saiu da mata por conta das chuvas e sensação térmica”, pontua.

A jiboia é um animal que convive em florestas tropicais e em regiões semiáridas. Essa espécie se alimenta de pequenos mamíferos silvestres. A cobra foi destinada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, que indicará o local adequado para a sua soltura.

A Amma esclarece, ainda, que qualquer ação contra a integridade desses bichos caracteriza crime ambiental. Para resgates de animais, a Gerência de Proteção e Manejo de Fauna pode ser acionada pelos telefones 161 ou (62) 3524-1422. O resgate de animais também é realizado pelo Corpo de Bombeiros, como em casos em que os bichos estejam em local alto, e é exigida instrumentação específica para resgate. A corporação deve ser acionada pelo telefone 193.