Médium

João de Deus não terá mais acompanhamento médico diário

De acordo com o DGAP, o médium terá assistência em quaisquer casos de urgência e emergência, quando for necessário

João Teixeira de Farias, 76 anos, popularmente conhecido como João de Deus, não terá mais acompanhamento médico diário, segundo informativo da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP). De acordo com nota oficial, divulgada no início da tarde de quarta-feira (16), o médium está com o estado de saúde estável.

Ainda de acordo com o DGAP, o líder religioso será amparado em quaisquer casos de urgência e emergência, quando necessário. João de Deus está “em bom estado clínico, consciente, calmo, com funções fisiológicas preservadas, respiração normal e com uso adequado das medicações prescritas”, segundo o texto.

O médium está detido desde o último dia 16 de dezembro, há exatamente um mês, no Núcleo de Custódia do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Ele passou a ter o estado de saúde monitorado diariamente após, no último dia 2 de janeiro, ser levado às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Flamboyant. Ele estava com sangramento peniano e nas fezes.

Posteriormente, João de Deus foi transferido para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) onde foi submetido a exames clínicos e de imagens. Ficou constatado que ele tinha uma infecção de urina, mas a necessidade de internação foi descartada pela equipe médica. Ele retornou à prisão no mesmo dia.