INCLUSÃO

João Vitor emociona plateia com palestra sobre a síndrome de Down em São Carlos 

Palestra de ativista digital tem público de dezenas de pessoas

O ativista digital , palestrante e conselheiro jovem do Unicef no Brasil João Vitor de Paiva Bittencourt emocionou a plateia de mais de 400 pessoas em palestra realizada na noite desta quinta-feira (21), no auditório do Paço Municipal de São Carlos, em São Paulo.

A convite da prefeitura da cidade, ele falou em evento comemorativo ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março). Aos 23 anos, o primeiro estudante com a trissomia  21 do curso de Educação Física da PUC-Goiás tornou-se referência na inclusão das pessoas com deficiência no Brasil e um dos principais nomes do ativismo da causa. É considerado o embaixador da inclusão e recebe constantes convites para participar de eventos e fazer palestras em todo o Brasil. Também é apontado como um dos mais importantes e influentes criadores de conteúdo com síndrome de Down do país. 

Na conferência desta quinta-feira, ele abordou o capacitismo e a luta para combatê-lo. Falou também das conquistas pessoais e dos avanços na defesa dos direitos das pessoas com deficiência no país. Tudo de uma forma descontraída, bem-humorada e com linguagem simples.

A plateia se emocionou com os relatos do criador de conteúdos, que tem mais de 840 mil seguidores nas redes sociais. O público interrompeu a palestra, que durou meia hora, várias vezes com aplausos. 

Responsável pelo convite, a  secretária municipal da Pessoa com Deficiência e  Mobilidade Reduzida de São Carlos, Amariluz  Garcia  Ferreira, avaliou a palestra como “sensacional”. “O João Vitor carismático e pessoalmente mais cativante do que nas redes sociais. Ele mostrou muito conhecimento”, disse ela, que tem uma irmã de 53 anos com a síndrome.

Ao final, ele conversou, com muita paciência, atenção e alegria, com pais, mães, cuidadores, pessoas com com deficiência, principalmente com a T-21, e servidores da prefeitura. 

João Vitor foi tietado e posou para dezenas de fotos e vídeos, atendendo uma longa fila que se formou no auditório. Ele ficou mais de uma hora interagindo com o público.