Jornada da Cidadania oferece serviços e atividades gratuitas
Mais de 3 mil voluntários já estão mobilizados para o maior evento comunitário da PUC…
Mais de 3 mil voluntários já estão mobilizados para o maior evento comunitário da PUC Goiás realizado em conjunto com a Arquidiocese de Goiânia: a Jornada da Cidadania que será realizada desta quarta-feira (24) a sábado (27), no Câmpus II da universidade, incluindo as estruturas do Centro de Convenções PUC, Memorial do Cerrado e Complexo Poliesportivo.
Com a parceria do poder público, a instituição oferece centenas de serviços e atividades gratuitas nas áreas de saúde, meio ambiente, engenharia, cultura, educação e cidadania durante a programação, que inclui a Feira da Solidariedade e os Jogos Universitários, para a população carente da Região Metropolitana de Goiânia.
O público poderá contar com serviços gratuitos como exames, vacinas, expedição de documentos, assistência jurídica, doação de plantas, entre outros, nos três primeiros dias do evento. No sábado, a Feira da Solidariedade e o Memorial do Cerrado estarão abertos para visitas. A programação ainda contará com atrações musicais, como o show de Amado Batista e Di Paulo e Paulino, no dia 24, com gravação de programa para a Rede Aparecida.
O evento será aberto na quarta-feira, logo após a celebração da missa da Padroeira de Goiânia, Nossa Senhora Auxiliadora, na capela da Vila Cenográfica do Memorial do Cerrado. As atividades serão oferecidas em 17 estações: Saúde, Jurídica, Formação de Professores, PUC Idiomas, Profissões, PUC Linhas Aéreas, Solidariedade, Beleza, Descarte Consciente, Conecta PUC, Parque da Criança, Arte e Cultura, Vida e Natureza, Gourmet Cora Coralina, Construção, Memorial do Cerrado e Povos do Cerrado. Paralelamente será realizada a Feira da Solidariedade, com a exposição do trabalho de diversas entidades religiosas, os Jogos Universitários, a Semana dos Povos Indígenas e a Mostra de Produção do Conhecimento.
São novidades nesta edição as estações Conecta PUC, que oferecerá serviços de tecnologia e empreendedorismo para o público, e Povos do Cerrado, que receberá a programação da Semana dos Povos Indígenas com o tema Biodiversidade, culturas e tecnologias como resistências contemporâneas. No local, o público terá acesso a apresentações culturais e oficinas, exposições fotográficas e mostra audiovisual.
Segundo a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil e coordenadora-geral da Jornada, Márcia de Alencar Santana, o evento também reforçará o papel dos voluntários. Entre as novidades estão a Estação da Solidariedade, onde serão recebidos roupas e alimentos não perecíveis que, após o evento, serão doados para as obras sociais da Arquidiocese de Goiânia. Já a Estação Descarte Consciente vai receber lixo eletrônico para descarte adequado.
História
Em 2013 foi realizada a primeira edição da Jornada da Cidadania, que passou a reunir em um só evento a Semana de Cultura e Cidadania e a Semana do Folclore, iniciativas pioneiras da universidade; e a Feira da Solidariedade, da Arquidiocese de Goiânia. Até 2012, foram realizadas oito edições da Semana de Cultura e Cidadania. No total, são 12 edições do evento fortalecidas pelas parcerias com prefeituras municipais e Governo do Estado. A partir de 2015, a Jornada passou a incluir também os Jogos Universitários e a ser sediada no Câmpus II da PUC Goiás.